Rede Ecumênica de Juventude é eleita para o Conjuve

Márcia Evangelista

É com grande alegria que comunicamos que a Reju – Rede Ecumênica da Juventude pela Promoção dos Direitos Juvenis – PAE/Cese 15180 – esta no Conjuve (Conselho Nacional da Juventude), em eleição realizada no dia 15 de dezembro, na sede do ENAP, em Brasília.

A Reju vai dividir uma cadeira com a Rede FALE, num acordo em que a Reju ficará com a titularidade no primeiro ano (2010) e a Rede Fale no segundo (2011).

Parabéns para todos(as) que fizeram a Reju acontecer!

 

Está é a carta de apresentação da Reju, ao Conjuve, escrita pela Revda Tatiana, Facilitadora Regional no Centro Oeste:

Brasília, 14 dezembro de 2009

A REDE ECUMENICA DA JUVENTUDE – Reju, busca reunir jovens representantes de diferentes localidades, movimentos, religiões e entidades, para: o fortalecimento político das ações das juventudes; apoio e intercâmbio para a garantia de direitos das juventudes;  estimular a capacitação e articulação das juventudes para que ocupem espaços de protagonismo em meio à institucionalidade governamental e não-governamental e ser um organismo de debate e reflexão sobre a violação e superação dos direitos das juventude.

A REJU realizou diversas ações a nível regional, nas regiões: sul, sudeste, centro-oeste, nordeste e norte como: jornadas ecumênicas, reunindo jovens de diversos movimentos socias, representantes de movimentos não-governamentais, quilombolas, Igrejas e Terreiros de Candomblé, para discutir “políticas publicas para juventude, ecumenismo e direitos juvenis”; participação nos pró- fóruns de juventude; encontros de resgate da cultura local; Escola de Multiplicadores de Economia Solidária; Dia Mundial de Combate à AIDS; Semana de Oração de Unidade dos Cristãos.

E ações de nível nacional: Curso de Capacitação de Lideranças da REJU; Cine Juventude:

Violência contra a Juventude; Carta Denúncia: Juventude Violência no Brasil (Grito dos Excluídos); Confecção do Caderno da Juventude para a Campanha Ecumênica da Fraternidade-2010: Economia e Vida; Participação no Curso de Capacitação de Lideranças das Igrejas e Entidades para a CFE/2010 ; Apoio à Campanha Nacional Contra Extermínio da Juventude e Conferências Livres da Conferência Nacional de Comunicação.

É necessária a criação de políticas publicas para a juventude que respeitem as diferentes
crenças religiosas, sejam inclusivas e combatam a intolerância religiosa sofrida por muitos de nossos jovens. A REDE ECUMENICA DA JUVENTUDE  apresenta sua candidatura para representante da sociedade civil no CONJUVE, para o biênio 2010-2011, na categoria de Fóruns e Redes.

Colocamo-nos a disposição para esclarecimentos.

Agradecemos a confiança e contamos com seu apoio.

Saudações ecumênicas!

Tatiana Ribeiro

O que é o Conjuve

Criado em fevereiro de 2005, o Conjuve é o órgão consultivo da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), cujo objetivo é assessorar a formulação de diretrizes da ação governamental, promover estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil, assegurar que a Política Nacional de Juventude do Governo Federal seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação da participação cidadã.

O Conjuve é formado por 20 conselheiros representantes do poder público e 40 da sociedade civil. A representação do poder público contempla, além da Secretaria Nacional de Juventude, todos os Ministérios que têm programas voltados para juventude, a Frente Parlamentar de Políticas para a Juventude da Câmara dos Deputados, o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude e representantes das associações de Prefeitos. Dentre os 40 conselheiros da sociedade há representantes dos movimentos juvenis, organizações não governamentais, e entidades de apoio a juventude.

Para mais informações sobre o CONJUVE visite o endereço: http://www.juventude.gov.br

 

REDE ECUMÊNICA DA JUVENTUDE – Reju

Pela Promoção dos Direitos Juvenis

www.redeecumenicadajuventude.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.