Rede Ecumênica da Juventude Sudeste

Helena Costa

A coordenação da Rede Ecumênica da Juventude Sudeste esteve reunida durante o dia 9 de agosto, no Profec – Programa de Formação e Educação Comunitária, em Caxias (RJ). Sob o tema “Juventude ecumênica e participação política” estiveram presentes, além dos membros da comissão, o facilitador nacional, Daniel Evangelista, Edinha (Cebi) e Jorge Atílio (KOINONIA), da equipe interdisciplinar, e Alaiane de Fátima, da Camtra (Casa da Mulher Trabalhadora), como a assessora convidada.

A reunião foi iniciada com a celebração de abertura, cujo tema escolhido foi “Fé, Esperança e Paz”. Foram utilizadas como cânticos as canções “Andar com fé” (de Gilberto Gil) e “Minha paz” (d’ O Rappa); sementes foram distribuídas “para que se plante a Esperança na Paz”. No momento dedicado à reflexão bíblica foi utilizado o texto de Lucas 24.13-33ª – “Jesus a caminho de Emaús”.

Passou-se então para a primeira etapa do debate Juventude e Política, conduzida por Alaiane de Fátima, da Camtra. Entre outras questões, ela convidou todas e todos a refletir sobre as atuais formas de participação política da juventude, se é que existem. O grupo concordou que há participação política juvenil, embora ela se dê hoje de maneira diferenciada de outras épocas. Ressalvou-se, inclusive, que se deve evitar uma postura saudosista sobre a atuação política dos jovens, e que atualmente eles estão presentes em diversas frentes de luta, como no movimento sem-terra, quilombola, sindical, etc.

A segunda etapa do debate, capitaneada por Jorge Atílio Iulianelli, assessor de KOINONIA, avaliou os movimentos mais recentes relacionado com a juventude, o surgimento de políticas públicas específicas, a criação da Secretaria Nacional de Juventude, dos Conselhos regionais e a Conferência Nacional. Essa reflexão e outras relacionadas com o Ecumenismo, suas origens e propósitos levou os participantes a avaliarem a importância de uma Rede Ecumênica da Juventude em favor dos direitos juvenis.

Foram trocadas informações sobre o Encontro de Juventudes de São Paulo, previsto para o dia 20 de setembro, em São Bernardo do Campo, SP, e sobre a 2ª Jornada Ecumênica da Juventude do Sudeste, que acontecerá de 5 a 7 de novembro, mesma data da Jornada da região Sul.

Compõem a coordenação da Rede Ecumênica da Juventude Sudeste; José Mário Duarte, Débora Horta e Simone Santos, da CPT; Cíntia Maria (Facilitadora Regional), Dionízio (Coordenador), Wanderson Lemos, Débora Pereira e Mario Junior (Profec); Daniel de Souza (batista) e Laila Bertolino (assembleiana), ambos de São Paulo; Andréia Souza e Angélica Pinheiro (quilombolas); Marise Campos (IPU).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.