Projeto de recuperação da Região Serrana busca novas parcerias

Márcia Evangelista

O Projeto de Apoio a Região Serrana – Emerge Rio, lançado por ACT Aliança e implementado por KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, tem como objetivo responder à situação de emergência em três municípios da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, castigados pelas inundações e deslizamentos acontecidos na madrugada de 11 de janeiro de 2011: Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. A maioria dos beneficiados pelo projeto são famílias de pequenos agricultores das regiões atingidas.

Zona rural de Teresópolis é base para projeto voltado para agricultura

KOINONIA continua buscando ajuda nacional e internacional para atingir a meta financeira estabelecida no Apelo lançado por ACT Aliança. No momento o esforço para ajuda internacional está focado no Banco Canadense de Grãos Alimentícios (CFGB), com sede no Canadá, por intermédio da Igreja Unida do Canadá.

Entre os dias 15 e 19 de abril, o escritório de KOINONIA no Rio de Janeiro recebeu a visita de Christopher Woodring, técnico vinculado ao Banco de Grãos. A programação da visita incluiu uma oficina de um dia para introdução geral ao Projeto de apoio e reabilitação à agricultura da Região Serrana atingida pelas chuvas; dois dias de visita a campo, na zona rural do município de Teresópolis – município base para a proposta encaminhada ao CFGB; e mais dois dias de oficina com a equipe do Projeto de Apoio à Região Serrana, com vistas à elaboração do Projeto final a ser apresentado ao CFGB.

Os resultados da visita foram avaliados pelo CFGB e parceiros da Igreja Unida do Canadá, dando concordância para que KOINONIA prossiga na preparação da proposta final do Projeto nas próximas três semanas.

O Projeto apresentado por KOINONIA ao Banco Canadense de Grãos Alimentícios tem como justificativa a melhoria e reabilitação dos meios de sobrevivência de famílias que tiveram seus cultivos prejudicados pelas enchentes, permitindo-lhes satisfazer as suas necessidades alimentares, contribuindo assim para a segurança alimentar das famílias que serão atendidas pelo Projeto.

 

Com informações de Marília Schüller, assessora de KOINONIA e coordenadora do Projeto de Apoio a Região Serrana – Emerge Rio

 

Saiba mais:

ACT Aliança dá início às ações de solidariedade na Região Serrana (Publicado em 30/3/2011)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.