Mutirão Ecumênico em São Leopoldo/RS forma aliança estratégica

Carolina Maciel

Representantes de organizações de juventude ecumênicas internacionais e nacionais encontraram-se no “Mutirão Ecumênico”, realizado nos dias 26 a 28 de agosto, em São Leopoldo/RS, com o objetivo de estabelecer novas formas de parceria no Brasil.
 
A reunião teve como objetivo buscar a ampliação de articulações da Federação Universal de Movimentos Estudantis Cristãos (Fumec) no país e, também, a ampliação de mobilizações da Rede Ecumênica de Juventude (Reju) com outros países da América Latina.
 
Historicamente importante para a formação ecumênica de jovens ao redor do mundo, a Fumec recupera território em vários países da América Latina desde a chegada do novo secretário regional, Marcelo Leites, do Uruguai. A Reju, por sua vez, vem ampliando sua incidência no país e vendo as regionais se fortalecerem com a chegada de mais jovens.
 
Um dos encaminhamentos mais marcantes da reunião foi a decisão de tornar a Pastoral Universitária Ecumênica da Reju (Pasune) o braço oficial de articulação da Fumec no país, com o objetivo de alargar os trabalhos do movimento de estudantes cristãos.
 
Reju e Fumec também comprometeram-se a unir esforços, com o apoio do Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI) e da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) na organização da participação da juventude ecumênica do Brasil e da América Latina rumo à Rio +20, tendo como horizonte a realização de uma conferência juvenil no marco da Conferência dos Povos.
 
Não é a primeira vez que Reju e Fumec dialogam. O encontro de São Leopoldo retomou as conversas iniciadas ao longo da 4ª Jornada Ecumênica, realizada em novembro de 2010, em Campinas, São Paulo. “A intenção é procurar uma integração mais visível de nossa ‘Afro-ameríndia’, com o fortalecimento, a ampliação de redes e trabalhos comuns na construção de uma casa realmente habitável para todos”, disse o coordenador nacional da Reju, Daniel Souza.
 
Com informações Marcelo Schneider da ALC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.