“Mocambo” será lançado no Rio de Janeiro

Manoela Vianna e Helena Costa

No próximo dia 4 de dezembro será lançado Mocambo: antropologia e história do processo de formação quilombola”, livro de José Maurício Arruti, coordenador do Observatório Quilombola e Assessor do Programa Territórios Negros de KOINONIA. O lançamento será realizado às 19h na Livraria Arteplex, em Botafogo, no Rio de Janeiro. 

Mocambo: antropologia e história do processo de formação quilombola” foi editado pelo selo do Concurso EDUSC – ANPOCS de melhor trabalho inédito de 2005 na categoria Antropologia. O primeiro lançamento da publicação aconteceu no dia 24 de outubro, durante o 30º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, realizado em Caxambu (MG).

O livro, baseado na tese de doutorado do autor, aborda a trajetória da comunidade de Mocambo, localizada no município sergipano de Porto da Folha, região baixa do Rio São Francisco, a partir de um laudo de identificação étnica.

De acordo com John M Monteiro, autor do prefácio do livro, “tão singelo quanto sonoro Mocambo parece ser um desses títulos que veio para ficar. Ao enfocar a trajetória recente de uma comunidade rural à margem do Rio São Francisco no Sergipe, José Maurício Arruti oferece uma interpretação vigorosa de um processo de renovação identitária, no qual um conjunto de famílias afrodescendentes passou a “assumir” a bandeira associada à categoria de “remanescentes de quilombo”. Não se trata, entretanto, de uma narrativa linear. O livro, a exemplo da trajetória dos moradores do Mocambo, segue um traçado sinuoso, adjetivo que o próprio autor adota mais de uma vez ao longo do texto. Longe de ser um defeito, sinuosidade se deve justamente à complexidade e instabilidade do próprio objeto de pesquisa, que o autor busca apreender – com pleno êxito ao meu ver (…)

Noite de Autógrafos

Mocambo: antropologia e história do processo de formação quilombola”

Editora EDUSC – ANPOCS

Data: 4 de dezembro, segunda-feira

Horário: 19h

Local: Livraria Arteplex. R. Praia de Botafogo, 316. Botafogo. Rio de Janeiro. Tel: (21) 2559.8776

Mais informações: oq@koinonia.org.br / tel:  (21) 2224.6713

Onde encontrar: visite o site da EDUSC e saiba os pontos de vendas do livro: http://www.usc.br/edusc/

Sobre o autor: José Maurício Arruti é historiador pela Universidade Federal Fluminense, doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Arruti é assessor do Programa Egbé Territórios Negros desde 2000 e criou o Observatório Quilombola (www.koinonia.org.br/oq), do qual é coordenador, em 2005. O antropólogo tem artigos publicados sobre etnologia, história e políticas públicas relativas a indígenas e quilombolas em coletâneas e revistas nacionais e estrangeiras.

Veja fotos de Mocambo e saiba mais da comunidade visitando a seção Memória fotográfica do Observatório Quilombola: https://www.koinonia.org.br/oq/memoria_julho.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.