Livro apresenta a trajetória de vida de Jether Ramalho

Márcia Evangelista

O livro UMA PRESENÇA NO TEMPO, que conta a vida de Jether Ramalho, mostra os diversos momentos da sua atuação na Igreja e na sociedade.

A primeira parte inclui uma extensa autobiografia dele e de Lucília, sua esposa, mostrando os momentos na Igreja Congregacional de Bento Ribeiro, no Abrigo Evangélico de Pedra Guaratiba e de sua vida profissional como dentista no Rio de Janeiro. Conta ainda como foi o rompimento de Jether com a profissão de dentista, quando procura outros caminhos mais adequados a sua visão de vida e de seu compromisso social.

Esse rompimento levou Jether a prestar vestibular para a faculdade Nacional de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, onde passa a estudar no curso de Ciências Sociais. Ainda como estudante, é convidado pelo Profº Evaristo de Moraes para substituí-lo em uma de suas matérias. Inicialmente os alunos da faculdade tiveram muita desconfiança dele, pois tratava-se de uma pessoa bem mais idosa e que ainda era um estudante. Em certo momento há uma grave situação entre a turma e uma professora e para a surpresa dela e para alegria dos colegas, Jether assume a posição de estar ao lado dos alunos. Aí a desconfiança cai. Ele passa a ser muito apreciado pelos colegas e faz todo o curso envolvido nos movimentos sociais e políticos da época. Foi um grande salto na sua vida.

Na parte religiosa, Jether envolve-se com o movimento ecumênico, que também era tido com um elemento suspeito em quase todas as igrejas evangélicas do Brasil. É contratado pela Confederação Evangélica do Brasil para dirigir o departamento de Ação Social e se envolve fortemente com a problemática social brasileira. Foi um dos organizadores e participantes da chamada Conferência do Nordeste, que causou uma cisão na própria Confederação. Nesse momento a situação política do Brasil era grave. Acabava de acontecer o golpe militar e havia sido lançado o AI 5, que reprimia todas as manifestações contrárias á ditadura.

Jether e Lucília já tinham quatro filhos, sendo que dois eram estudantes do curso secundário e participavam ativamente do movimento estudantil. Isso mostra que houve uma mudança radical do Jether dentista de Bento Ribeiro, para o Jether professor da UFRJ.

Jether foi editor da revista Tempo e Presença – editada pelo Centro Ecumênico de Documentação e Informação (Cedi) e posteriormente por KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço – por 15 anos. A revista Tempo e Preseça se constituiu como porta voz de uma nova visão da situação política e religiosa no Brasil e na América Latina.

Na área internacional, Jether foi convidado a ir para Genebra e ficou encarregado pelo Conselho Mundial de Igrejas – CMI de formar uma rede de organismos ecumênicos na América Latina. Sua tarefa junto ao Conselho era de visitar todos os países da América Latina, prestando assessoria aos movimentos ecumênicos, principalmente na área de juventude.

O que caracterizou toda a vida de Jether Ramalho, hoje com 87 anos, e que o livro mostra amplamente, é sua presença nos acontecimento e nas mudanças realizadas nas igrejas e na sociedade. Daí o título do livro “UMA PRESENÇA NO TEMPO”, mostrando a sua sensibilidade nos últimos 50 anos, quanto à vida das igrejas, do movimento ecumênico e da sociedade em geral.

O livro traz ainda os depoimentos de amigos teólogos brasileiros, como Rubem Alves, Leonardo Boff, José Oscar Beozzo, Luis Alberto Gomes de Souza e de Carlos Mesters, entre outros.

“O lançamento deste livro foi uma iniciativa do meu filho José Ricardo Ramalho, também professor da UFRJ, que achou que deveria se tornar pública a minha figura, a minha sensibilidade e o meu compromisso com as coisas que acontecem na Igreja e na Sociedade, e de minha atuação sempre em favor da justiça e da construção de um mundo melhor. É importante que no mundo de hoje as pessoas tomem conhecimento dessa trajetória para que, quem sabe, possam ser influenciadas para uma presença mais efetiva, atuante, diante dos tempos difíceis pelos quais passamos hoje” destaca Jether.

O livro UMA PRESENÇA NO TEMPO – A vida de Jether Ramalho, foi editado pela Editora Oikos e organizado por José Ricardo Ramalho.

Seu lançamento acontece no dia 4 de maio, às 19h, no Instituto Metodista Bennett, Edifício Audiovisual 2º Andar (Rua Marques de Abrantes, 55 – Flamengo, Rio de Janeiro).

No dia do lançamento o livro será vendido a R$ 25,00.

Os pedidos pelo correio, direto à editora Oikos, serão vendidos a R$ 30,00.

Pedidos pelo e-mail: contato@oikoseditora.com.br

 

1 Comment

  1. Yvonne maggie

    Parabéns pela bela iniciativa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.