Lideranças religiosas debatem mudanças climáticas

Márcia Evangelista

KOINONIA participou no dia 11 de setembro, de um encontro-consulta com o objetivo de engajar as lideranças religiosas brasileiras no importante tema da crise climática, além de suscitar possíveis ações pela diminuição das emissões brasileiras de CO2 e adaptar a sociedade a seus efeitos. O encontro foi realizado no ISER – Instituto de Estudos da Religião, no Rio de Janeiro.

Representando KOINONIA, estiveram presentes à consulta o diretor executivo, Rafael Soares de Oliveira, e Marília Schüller, assessora do Programa Redes Ecumênicas e da Sociedade Civil.

O encontro foi promovido pelo Conselho Mundial de Lideranças Religiosas (Word Council of Religious Leaders), o Global Leadership Network (GLN) e o ISER.

Explorando ações para combater a mudança climática

O aquecimento global apresenta desafios urgentes que precisam ser enfrentados por todos os setores da sociedade. As lideranças religiosas podem ser grandes multiplicadores dessa questão, promovendo a mobilização de suas comunidades. O aquecimento global oferece um desafio sem precedentes para a humanidade e, portanto, precisa de ações inovadoras para enfrentá-lo. Nas últimas décadas, instituições religiosas em todo o planeta têm discutido seus papéis em relação aos desafios ambientais. Esse primeiro encontro teve como objetivo ajudar as lideranças religiosas e suas comunidades a aprofundarem seu entendimento e buscar maior unidade nas visões das instituições e das ações, em relação ao tema aquecimento global.

Programação

A abertura da consulta foi feita com a apresentação da iniciativa de formação de liderança para a segurança climática, com a participação de Bawa Jain, Secretaria Executiva do Conselho Mundial de Lideranças Religiosas; Claudison Rodrigues, Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Pedro Strozemberg, Secretário Executivo do ISER.

Na parte da tarde o tema abordado foi “Desafios da Mudança Climática no Brasil”, tendo como interlocutores: Rubens Born, da Vitae Civlis; Thaís Corral, da Rede de Desenvolvimento Humano (GLN) e Maria Rita Villela, do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento do ISER.

Ao final do encontro, os presentes participaram da “Consulta sobre o programa de formação de Lideranças Religiosas sobre Segurança Climática”.

Com informações do texto base da consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.