KOINONIA reúne parceiros nos estados de Alagoas e Bahia

Márcia Evangelista

Entre os dias 24 e 30 de abril o assessor de KOINONIA, Jorge Atílio Silva Iulianelli, esteve nos estados de Alagoas e Bahia para cumprir uma agenda de visitas técnicas para três projetos de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço: Egbé Territórios Negros, Ecumenismo Diálogo e Formação (EDF) e Trabalhadores Rurais e Direitos (TRD).

Pelo Programa Trabalhadores Rurais e Direitos (TRD), Jorge Atílio esteve reunido no dia 25 de março, na sede da Coppabacs, em reunião com as lideranças sindicais jovens alagoanas dos Sindicatos de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais (STTRs) dos municípios de S. José da Tapera, Pão de Açúcar e Ouro Branco. O objetivo era avaliar o processo de continuidade de formação com a juventude sertaneja camponesa de Alagoas e encaminhar atividades para 2010, como os cursos municipalizados de agentes culturais, seminários de formação em políticas públicas sociais e de juventude e capacitação em serviços ambientais de pequenas propriedades. Os jovens informaram que está em curso a preparação de uma Escola de Agroecologia, projeto desenvolvido pela Visão Mundial, e solicitaram que KOINONIA acompanhasse o desenvolvimento deste processo. Mais informações no Blog Palavra de Jovem Rural (www.palavradejovemrural.blogspot.com).

No dia 26 de março, na sede do STTR de Petrolândia, KOINONIA participou – a convite do Pólo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Submédio São Francisco -, do Seminário de Políticas Públicas para a Juventude Rural, desenvolvido pela Federação de Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape). O seminário contou com a participação de dez STTRs da base do Pólo. Entre os encaminhamentos houve a deliberação para a formação de Comissões de Juventude em cada um dos STTRs, até o final do mês de abril.

Representando os Programas Egbé, EDF e Rede Ecumênica de Juventude (Reju), o assessor esteve no dia 29 de março na Bahia, no Espaço Vovó Conceição, ligado à Casa Branca, reunido com lideranças da articulação de jovens de Candomblé, chamada Obabyan (visite o blog do Obabyan: www.obabyan.blogspot.com). O objetivo desta reunião foi avaliar os passos dados para ampliar a articulação de jovens de Candomblé em Salvador, e preparar a atividade do Xire Oba, que deve acontecer na segunda quinzena de maio. Como resultado desta atividade, reforçou-se a coordenação do Obabyan e foram encaminhados projetos para a efetivação do Xire Oba. (EDF, Egbé, REJU).

No mesmo dia, Jorge Atílio reuniu-se na casa de formação dos missionários saletinos, no bairro de Itapoã, Salvador, para discutir a continuidade dos cursos de espiritualidade ecumênica e uma proposta de formação para lideranças do movimento social de Valença (BA) e adjacências, com a assessoria do programa Ecumenismo Diálogo e Formação (EDF). Os encaminhamentos a serem dados incluem o apoio na elaboração de projetos a serem apresentados pelo CEMEP.

 

Com informações de Jorge Atílio Iulianelli, Assessor de KOINONIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.