Koinonia representa o Fórum Ecumênico Brasil (FE Brasil) em reunião da rede global ACT Aliança

12804789_1114705998580020_3296682297309918244_nO encontro acontece entre os dias 1º e 3 desse mês, em Utrecht, Holanda, na sede da Organização Itereclesial para o Desenvolvimento da Cooperação (ICCO). O FE Brasil, representado por KOINONIA, na figura de seu assessor Jorge Atílio Iulianelli, participa do Grupo de Trabalho de Assessoria sobre Incidência Pública, dedicado a pensar formas de influir, nos diferentes contextos, para modificar estruturas que permitem a reprodução das injustiças.

O grupo de trabalho composto por Koinonia mais 11 organizações de todo o mundo ajuda a orientar ACT Aliança sobre quais causas deve atuar, quais são as possibilidades de atuação e os instrumentos para que a coalizão coopere com o melhor aproveitamento das ações de incidência pública de seus membros.

Os participantes do grupo, que vêm, além das Américas, da África, Ásia e Europa também estiveram em uma reunião sobre ações Humanitárias e de Desenvolvimento em situações de Migração e Deslocamento Forçado.

Segundo Jorge Atílio, a questão dos fluxos migratórios foi destaque na revisão na estratégia de ACT. “Sobre isso tivemos a apreciação de várias situações mundiais urgentes, como a do Sudão, que atualmente tem uma onda migratória enorme para a Etiópia, a Colômbia, com deslocamentos internos e pela América Latina e o caso da Síria”, explicou.

Além de confirmar o papel da articulação de igrejas e organizações baseadas na fé na promoção de uma postura solidária a respeito das crises migratórias ao redor do mundo, o encontro proporcionou avanços no debate a respeito da agenda da Aliança em temas como justiça Climática, desenvolvimento com baixo consumo de carbono, tráfico de pessoas e comércio justo. Os encaminhamentos serão agora submetidos a uma junta diretiva de ACT Aliança.