KOINONIA realiza a 2ª etapa do Curso de Agentes Culturais em Salvador

Carolina Maciel

Nos dias 24 e 25 de setembro aconteceu em Salvador, a 2ª etapa do curso de formação de agentes culturais no Abassá de Ogum. Os educadores de KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço, Jorge Atilio e Quitéria Ferreira, acompanharam esse momento. Esta é uma atividade do programa Juventudes, Direitos Ambientais e Direito à Cidade, apoiada pela OD e a AIN.

O curso de formação de agentes culturais consta de três etapas, nas quais os jovens elaboram, planejam e executam uma ação cultural. Participaram jovens dos terreiros Giocan, São Roque, Abassá de Ogum, Vintém de Prata e Manso Dandalunda. Foram elaborados projetos de ação cultural para quatro bairros, Itapoan, Beirú, Boa Vista do Lobato e Est. Velha do Aeroporto.

No início das atividades desta etapa a Yalorixá Jaciara ofereceu algumas palavras inspiradoras, a partir das narrativas tradicionais sobre Oxum, depois foram ouvidas as experiências que os jovens do Giocan tiveram que estudar, aplicar o diagnóstico e rever as ações. Durante os dois dias conviveu-se no axé dos Orixás, sob a tenda do Abassá de Ogum.

Josafá e Alberto Rocha, respectivamente, assistente e educador jovem de KOINONIA, em Salvador, acompanharam também esta ação com a juventude, que envolve mais de um programa da organização.

O desenvolvimento das reflexões permitiu aos jovens participantes reelaborarem os projetos de ação cultural que serão realizados até o final do mês de novembro. Os jovens do terreiro São Roque também permanecem vinculados ao curso e terão uma oficina conduzida por Alberto Rocha e Josafá. As ações propostas são as seguintes:

Terreiro
Ação
Jovens Responsáveis
Giocan
Gincana cultural sobre o problema do lixo
Lídia, Carlos, Tainar e Laura
Vintém de Prata e Manso
Torneio de Futebol para discutir a desflorestação da Est. Velha do Aeroporto
Alberto e Jocielson
Abassá de Ogum
Encontro de sensibilização da juventude de Itapoan para processos de mobilização e organização para luta por direitos
Daniele, Lívia, Claudinéia, Emerson, Ícaro, Rodrigo, Bismarck

Além disso, foi criada uma comissão para a elaboração de uma ação cultural em novembro para motivar outros jovens, de outros terreiros, a conhecer o curso e criar uma ação coletiva com as escolas com vistas à superação da intolerância religiosa. A comissão é formada por Daniele (Abassá de Ogum), Lídia (Giocam), Jocielson (Manso), Naiara (S. Roque), Alberto e Josafá (KOINONIA). A primeira reunião dessa comissão será dia 6 de outubro, 14h, no Terreiro Giocan.  Combinou-se, também, que os jovens cursistas participarão no Encontro de Terreiros que será no dia 3 de dezembro. Finalmente, propôs-se a data para a 3ª etapa do curso de agentes culturais os dias 8, 9 e 10 de dezembro, no interior da Bahia, na cidade de Glória.

 

 

Com informações Jorge Atílio assessor de KOINONIA, coordenador dos programas EDF e TRD e Fafá Araujo, colaborador de KOINONIA em Salvador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.