KOINONIA promove o curso de agentes culturais jovens em Salvador

Carolina Maciel

Nos dias 21 e 22 de junho foi realizado no terreiro de São Roque, no bairro de Beiru, em Salvador, o curso de agentes culturais jovens. O projeto é uma ação de KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço, através do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos (TRD), em parceria com Pólo Sindical dos Trabalhadores do Submédio São Francisco PE/BA e da Cooperativa de Pequenos Produtores de Bancos de Comunitários de Sementes (Coppabacs) .

O curso tem como objetivo instrumentalizar jovens lideranças a planejar, monitorar e avaliar ações culturais. A ação cultural é a valorização do espaço local como o ambiente privilegiado da cultura. O agente cultural é o mobilizador da ação cultural em sua comunidade. A ação cultural deve ser mobilizadora, ter caráter coletivo e gerar ações que modifique a realidade social vivida por estes jovens. Durante o curso os jovens refletem sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário; os Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca) e Direitos das Juventudes.

A programação ficou distribuída da seguinte maneira:

Dia 21 – (manhã e tarde) dinâmica de apresentação d@s presentes – Memória do último encontro, entrega de material – leitura da cartilha de agentes culturais – Os grupos apresentaram resultado do diagnostico realizado com jovens das comunidades – momento lúdico com capoeira (Terreiro Viva Deus Bisneto) – encerramento;

Dia 22 – (manhã) trabalho com a cartilha de agentes culturais – construção do planejamento de ações dos grupos – apresentação do planejamento – momento de dialogo e reflexões – encerramento.

Do curso participaram 14 pessoas no primeiro dia, sendo que oito meninos e cinco meninas, já no segundo dia, o encontro contou com a presença de seis meninas e dois meninos. Os jovens desenvolveram a inclusão do momento lúdico com a capoeira, possibilitando movimento ao processo, dinamizando as relações de integração e de envolvimento com a construção coletiva. Segundo os jovens presentes que já haviam participado da edição anterior do curso, foi o melhor encontro que presenciaram.


Com informações Maria da Conceição Freitas, assistente de KOINONIA em Salvador/BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.