KOINONIA participa encontro ecumêmico internacional

Helena Costa

KOINONIA  participou do 12º Encontro do Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração. Realizado em Toronto, Canadá, entre os dias 30 de maio e 7 de junho, o evento reuniu mulheres de mais de 100 países com a finalidade de planejar a continuidade do Dia Mundial de Oração (DMO). O DMO é um movimento ecumênico que se manifesta num culto anual, celebrado na primeira sexta-feira de março. A cada ano, a liturgia do culto é escrita por mulheres de países diferentes e celebrado em milhares de comunidades, em mais de 170 países.

O lema Porei meu Espírito em vocês e vivereis foi o foco de reflexão de toda a assembléia. Ester Almeida, assessora do programa Saúde e Direitos, coordenou três oficinas sobre HIV/Aids no contexto da América Latina e Brasil,  nas quais propôs atividades em grupo, além de apresentar o trabalho desenvolvido pelo programa. O principal objetivo foi refletir sobre o papel das mulheres cristãs e suas comunidades religiosas frente à epidemia HIV/AIDS. Segundo Ester, “O resultado foi surpreendente, nunca vi em um lugar com tantas línguas distintas as pessoas se entenderem tão bem”.

Durante o encontro foram feitos vários contatos e intercâmbio de informações. KOINONIA foi convidada a expor sua experiência de trabalho junto às comunidades religiosas na Malásia, Índia, Peru, Chile, Equador, Espanha e Portugal.  Da região latino-americana participam mulheres da Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Equador, Nicarágua, El Salvador, Peru, República Dominicana, Guatemala, Paraguai, Uruguai.

O Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração (CIDMO) reúne-se a cada quatro anos para selecionar os temas dos futuros cultos, eleger um novo Comitê Executivo e estudar as formas que podem impulsionar seu crescimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.