KOINONIA participa do Encontro Aids e Religiões em Votuporanga

Carolina Maciel

A Secretaria de Saúde por intermédio do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e Coordenação Municipal de DST/Aids realizam o Encontro “Aids e Religiões de Votuporanga e Região”, no dia 02 de setembro, a partir das 08h30, no auditório da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo.
 
O objetivo principal é a busca por ações de prevenção a novos casos de Aids.
 
De acordo com a organizadora e enfermeira responsável pelo SAE na cidade, Léa Bagnolla, o evento contará com técnicos e ativistas do movimento em prol da luta contra a doença. “Os palestrantes abordarão temas que tem por missão atender às necessidades das pessoas que vivem com HIV, trabalhando na prevenção e contribuindo com a sociedade na contenção da epidemia, envolvendo todos os cristãos de diferentes denominações. Desejamos fomentar o estabelecimento de parcerias entre os órgãos regionais e municipais de saúde e os organismos religiosos em seus diferentes níveis, visando à proposição e desenvolvimento de ações locais”, explica a coordenadora do encontro. 
 
Um dos palestrantes será Anivaldo Padilha, leigo metodista, e associado de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço.
 
Programa
Desde o início da epidemia do HIV/Aids, o Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo desenvolve articulações com espaços religiosos de diferentes matrizes, “o que resulta na experiência acumulada pelo Grupo de Trabalho AIDS e Religiões/SP, atualmente considerado referência para outros estados e municípios”, diz Léa.
 
Religião
Para ela, o envolvimento dos espaços religiosos no enfrentamento a doença é importante, “congregam indivíduos de diferentes origens e experiências vivenciais, são locais de busca de alívio aos mais diversos problemas (inclusive os de saúde); acolhem e formam valores, além de propiciar atividades comunitárias voltadas à interatividade social”.
 
O Encontro é voltado a líderes e representantes religiosos de todas as crenças de Votuporanga e região. As inscrições são de graça e estão abertas pelo telefone: (17) 3046-2998, em horário comercial.
 
O auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo; o local do evento está em novo endereço, Rua: Pernambuco nº 1736 – Vila Muniz.
 
 
 
 
Com informações Ester Lisboa – Assessora do Programa Saúde e Direitos de KOINONIA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.