KOINONIA participa de reunião de ACT Aliança

Márcia Evangelista

KOINONIA participa da revisão do sistema de solicitações (Appeal System) para ajuda humanitária de ACT Aliança

ACT Aliança é resultado da fusão de ACT Internacional, criada em 1995 para responder a ações de emergência, e ACT Desenvolvimento, fundada em 2007 para o apoio de projetos de médio e longo prazo que valorizam o protagonismo de grupos auxiliados, colocando como uma das metas a auto-sustentabilidade dos projetos.

Em maio do ano passado, ACT Internacional e ACT Desenvolvimento decidiram, em reunião realizada em Buenos Aires, fundir-se. A fusão resulta da dinâmica de ajustes e mudanças que vêm acontecendo no mundo ecumênico nas últimas três décadas. Nessa nova fase, a ACT (Church Action Together, Ação das Igrejas em Conjunto) entende que sua atuação será fortalecida e ampliada, com gerenciamento mais eficiente e racional dos recursos.

Após a fusão, uma das tarefas decorrentes é a revisão dos processos avaliativos, aos quais ACT Internacional (Emergências) fora submetido na última década.

Para elaborar uma estratégia comum com vistas a ACT Aliança poder lidar com este tipo de situação, um grupo de representantes de organizações membros de ACT reuniu-se entre os dias 31 de maio e 02 de junho, no Castelo de Bosey, sede do Instituto Ecumênico de Teologia, do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), em Genebra (Suiça).

Participantes – Estiveram presentes à reunião, representantes das agências ecumênicas européias e da América do Norte: CWS, Heks, ICCO, AIN, CA, Diakoniahilfe; e organizações do Sul afiliadas a ACT Aliança, dentre as quais, o escritório de ACT Aliança no Malawi, o Centro de Refugiados Palestinos e KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, através de seu assessor e representante do Fé-Sul em ACT Aliança, Jorge Atílio Iulianelli (Representante das organizações de ACT Aliança na América Latina e Caribe, a partir da articulação do Fórum Ecumênico da América do Sul – FE Sul). Representando o Secretariado de ACT Aliança, estiveram presentes o seu Secretário Geral, John Nduna e Michael Zschiegner.

Durante a reunião, Jorge Atilio apresentou um documento com os posicionamentos das organizações do FEBrasil, tais como FLD e CESE, e de organizações da América do Sul, como CREAS e Diaconia-Peru, como contribuição para os encaminhamentos a serem estabelecidos no encontro.

FE Sul participa de Grupo de Trabalho – Dentre o conjunto de revisões a serem feitas no Appeal System interessa para a América Latina e Caribe, de modo especial, as que se referem aos procedimentos, os quais têm sido um empecilho na realização da ajuda humanitária na região, a partir do sistema ACT. Diante disso, o representante do FE-Sul na reunião, Jorge Atilio Silva Iulianelli – assessor de KOINONIA, assumiu a tarefa de participar do Grupo de Trabalho (Task Group), responsável por rever e construir propostas sobre o tema. O Grupo é coordenado por Mark Ohanian, da Igreja Cristã Ortodoxa e conta, também, com a participação de Gerhild Guertler, do CREAS. O processo terá continuidade até fevereiro de 2011, sendo que deverá ter seus primeiros frutos concretos no âmbito da próxima assembléia de ACT Aliança, em outubro deste ano.

Saiba mais sobre ACT Aliança: www.actalliance.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.