KOINONIA participa de celebração afro-indígena em Salvador

Carolina Maciel

KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço esteve presente no dia 22 de maio em Salvador na Celebração Afro-indígenas em comemoração à Páscoa dos Militares. Uma atividade religiosa realizada anualmente no âmbito das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros, a nível nacional.

Como marco histórico, no ano de 2011 as religiões de matriz africana e indígena tiveram a primeira participação no referido evento, por iniciativa do Exército Brasileiro, através do NEAFRO (Núcleo de estudo de religiões de matriz africana e indígena) e contou com a participação e inspiração do NAFRO (Núcleo das Religiões Afro-brasileiras dos Policiais Militares).
 
 
A atividade foi realizada no Quartel da Mouraria, Salvador/Ba e contou com a participação da sociedade civil organizada e de várias instâncias governamentais federal, estadual e municipal. Na ocasião, a Desembargadora Luizlinda Valoiz, a Egbomi Nice de Oyá filha do Terreiro Ilê Ia Naso Okan, Juvenal Paiaiai cacique do povo Paiaiá, o Ogã Leonel Monteiro – Ogã do Ilê Axé Oxumaré e presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA) e o Major Pontes do Comando da 6ª Região Militar foram homenageadas/os como representantes que se destacam no combate à intolerância.
 
 
Com informações Fafá Araújo, colaborador de KOINONIA em Salvador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.