KOINONIA participa da Roda Internacional de Diálogo do PAD

Carolina Maciel

 A Roda de Diálogo do Processo de Articulação e Diálogo – PAD ocorreu em São Paulo entre os dias 03 e 05 de novembro. No encontro realizou‑se um balanço do alcance e dos limites de ação em 2011, e traçou-se novas perspectivas para o ano de 2012. Com a participação de representantes das agências ecumênicas AIN, Christian Aid, EED, Heks e ICCO, e parceiros dessas que advém do movimento social, das ONGs e das organizações ecumênicas, o diálogo transcorreu aprofundando elementos da conjuntura nacional e internacional.

 Para dar início uma rápida visão do atual cenário da cooperação ecumênica internacional foi apresentada. Além disso, foi feita uma análise da conjuntura nacional debruçando-se sobre a situação do projeto energético brasileiro, por meio da colaboração de Leonardo, do Movimento dos Atingidos por Barragem; das respostas governamentais e da sociedade civil às situações de emergência, através TAMBÉM DA contribuição de Jorge Atilio, de KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço. No mais, foram abordados os desafios dos grandes eventos, em especial a Copa do Mundo, com o cenário de remoções compulsórias, por meio da contribuição de Gilton, do Centro Gaspar Garcia.
 
No mesmo dia ainda ocorreu o diálogo com representantes do movimento camponês, de Cuba, que estavam participando de um curso na Escola de Formação Florestan Fernandes, do MST. No dia seguinte, por sua vez, a conversa centrou-se nos desafios dos debates sobre o Marco Regulatório, com a colaboração de Vera Marzagão, da Ação Educativa, sobre a inserção de ACT Alliance no contexto da cooperação internacional ecumênica, com a contribuição de Anivaldo Padilha, associado de KOINONIA.
 
Na parte da tarde, em meio aos debates, ainda se coordenou o processo de apoio do PAD à Campanha Cumpra‑se, referente ao cumprimento integral pelo Estado brasileiro à sentença da Corte Interamericana, da OEA, que obriga o governo brasileiro a investigar os crimes da ditadura e punir seus autores. Todo o período da tarde do segundo e manhã do terceiro dia foram dedicados à revisão e planejamento das ações do PAD. Dentre as diferentes ações para 2012, fica a ênfase nas ações ao Rio +20.
 
 
Saiba mais:
 
KOINONIA apoia e participa da Campanha Nacional para que o Estado brasileiro cumpra integralmente a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos e obriga o governo brasileiro a investigar os crimes da ditadura e punir seus autores.
Visite o site da campanha e participe também.
 
 
Saiba mais sobre o PAD
 
 
Notícias relacionadas:
 
 
 
Com informações Jorge Atílio assessor de KOINONIA, coordenador dos programas EDF e TRD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.