KOINONIA em fórum ecumênico

Helena Costa

Antecedendo as atividades do IV Foro Latino Americano e Caribenho, realizado em Buenos Aires, foi realizado em 17 de abril de 2007, o Pré Foro Ecumênico e Inter-religioso. Foram convidadas aproximadamente 100 lideranças religiosas  e de organizações de diferentes tradições e denominações.  Participaram representantes de 8 países, entre eles: Honduras, Costa Rica, Colômbia, México, Nicarágua, Peru, Uruguai e Brasil que têm atividades de prevenção e assistência na área do HIV/Aids dentro da igreja.

Ester Almeida, assessora do programa Saúde e Direitos participou da sessão com o tema “As respostas das comunidades religiosas latinoamericanas e caribeñas frente HIV e AIDS”. Em sua exposição enfocou a realidade brasileira e as ações que vem sendo realizdas nas comunidades religiosas a través do programa Saúde e Direitos, que forma multiplicadores em saúde.

Os dados divulgados durante o evento  mostram que a epidemia vem crescendo , cada vez mais, entre as mulheres. Na América latina, aproximadamente, 2.500.000 de pessoas vivem com HIV, 750.000 são jovens.  O Fundo das Nações Unidas pela Infancia faz uma projeção para 2010, calculando que haverá 1.100.000 crianças órfãs.

Este encontro teve dois principais objetivos: o primeiro, conhecer e articular ações entre os países E o segundo, criar uma Rede Latino-americana e Caribenha que favoreça a articulação das ações de prevenção e assistência existentes na igreja. E ainda garantir e preparar as comunidades religiosas para fortalecerem a presença latino americana no próximo Encontro mundial a ser realizado em 2008 no México.

O Pré-Foro Ecumênico e Inter-religioso foi organizado  por Religiones por la Paz, com cooperação da  Pastoral Ecuménica y Solidaria con Personas Viviendo con HIV-SIDA, a Alianza Ecuménica de Acción Mundial (EAA), o  Fundo das Nações Unidas para a Infancia (UNICEF),  Iniciativa de Políticas em Saúde da Agencia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Institucional (USAID/HPI) e a  Comunidad Judía de Buenos Aires (AMIA). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.