KOINONIA em Conferência Internacional de Aids

Manoela Vianna

KOINONIA esteve presente na XVI Conferência Internacional de Aids que apontou os principais desafios no combate à doença nos próximos anos. O encontro reuniu cerca de 25.000 pessoas na cidade de Toronto, Canadá, entre os dias 13 e 18 de agosto. Realizaram-se diversas oficinas, palestras e debates relacionados aos temas ligados à Aids.

O Programa Saúde e Direitos de KOINONIA promoveu uma oficina que teve como tema central a resposta ecumênica ao HIV/Aids no Brasil. Segundo a assessora do Programa, Ester Almeida, KOINONIA foi a única organização ecumênica brasileira a apresentar uma reflexão sobre religião e Aids.

Durante a Conferência, o SD também apresentou o projeto Aids e Igrejas, uma experiência positiva que vem sensibilizando igrejas e comunidades religiosas para que elas superem estigmas, preconceitos e discriminações. Onze denominações de tradição cristã e outras culturas religiosas do Brasil estão envolvidas nesse projeto, que já sensibilizou 6.400 pessoas.

De acordo com Ester, durante o evento, foi destacado que as igrejas demoraram muito para reagir diante da epidemia da Aids. Segundo ela, ainda existem dificuldades para discutir sexualidade dentro das igrejas, pois a abordagem é reduzida à promiscuidade e pecado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.