KOINONIA e Inerela+ reúnem lideranças religiosas

Márcia Evangelista

Entre os dias 3 e 5 de dezembro passado aconteceu na cidade de São Paulo o I Encontro Inter-Religioso de Lideranças Vivendo e Convivendo com HIV/Aids. O encontro, promovido por KOINONIA e Inerela +, teve como objetivo sensibilizar os participantes para a formação de uma Rede de lideranças Inter-religiosas vivendo e convivendo com HIV/Aids no Brasil.

Reunindo lideranças religiosas de igrejas protestantes, pentecostais, católicas, de religiões de matriz africana e de instituições ecumênicas de várias partes do país e da América Latina, o encontro foi uma rara oportunidade para a troca de experiências sobre as relações das comunidades religiosas com os portadores do vírus e sobre o estigma e a discriminação que perseguem essas pessoas.

“O encontro superou as expectativas, especialmente quanto ao nível dos debates. A participação de pessoas falando do trabalho com comunidades marginalizadas foi um dos pontos marcantes do encontro e levantou algumas questões fundamentais, tais como a importância do trabalho com as religiões tradicionalmente marginalizadas e também de uma maior compreensão das questões de gênero e sexualidade”, destacou Ester Lisboa, Assessora do Programa Saúde e Direitos de KOINONIA e uma das facilitadoras do Encontro, juntamente com Ideraldo Beltrame (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil) e Thomas Dunmore (Inerela+).

Sobre a Inerela +

A Inerela + é uma Rede Internacional de Líderes Religiosos que Vivem com ou estão Pessoalmente Afetados pelo HIV/Aids. A idéia da formação da rede começou a ser discutida publicamente no ano de 2006 a partir da expansão global da Anerela +. A Anerela é uma rede que há cinco anos reúne líderes religiosos africanos. Antes da criação da Anerela +, poucos líderes religiosos na África assumiam abertamente a condição de portadores de HIV/Aids. Com o estabelecimento da rede africana, líderes religiosos de outros continentes se uniram a causa formando a Inelera +. O lançamento da Inerela + aconteceu oficialmente durante a 17ª Conferência Mundial de Aids, com líderes religiosos compartilhando suas experiências envolvendo religião e HIV/Aids, realizada no México em agosto.

A experiência da Rede em Moçambique

O moçambicano Jeremias Langa, líder da Igreja do Nazareno, em Moçambique, África, falou de sua experiência como coordenador nacional da Rede Moçambicana de Líderes Religiosos que Vivem ou estão Pessoalmente Afetados pelo HIV/Aids, a Monerela +. Em sua fala, Jeremias explicou o objetivo da Monerela +, que é de dar apoio às lideranças religiosas com ou pessoalmente afetadas pelo vírus, dando-lhes condições de trabalhar em suas comunidades ou organizações. Em Moçambique os números de pessoas infectadas pelo HIV chega a 16% da população, de cerca de 20 milhões de habitantes. A previsão no ano de 2005, era de 1 milhão e 800 mil crianças órfãs em decorrência do vírus. “Eu mesmo sou uma pessoa afetada pelo HIV, pois perdi dois irmãos mais novos em conseqüência do vírus”, esclarece Jeremias.

Rede Inerela + Brasil

Ao final do encontro Jim Matarazzo, representante da Inerela +, fez uma apresentação do que seria trabalhar em Rede e a importância da formação dela no Brasil e na América Latina. “A Inerela + é uma rede de pessoas e não de instituições ou organizações. Esse é o diferencial que caracteriza a Rede Inerela”, destacou Jim.

Ao final do Encontro, foi lançada a proposta de criação da Rede de Lideranças Inter-religiosas Vivendo ou Convivendo com HIV/Aids no Brasil (Inerela + Brasil), através de uma consulta em que os participantes puderam expor suas dúvidas e opiniões.

Este primeiro encontro teve como característica apresentar e buscar condições para a formação da Rede Inerela Brasil. O debate não se encerrou no encontro, mas foi o início desse processo.

KOINONIA, através do Programa Saúde & Direitos, prestou toda a assessoria necessária para a realização do I Encontro Inter-Religioso de Lideranças Vivendo e Convivendo com HIV/Aids e estará colaborando em todo o processo de organização do debate para a formação da Rede Inerela + Brasil.

Encontro marca o lançamento do vídeo “Aids:Igrejas em Ação”

No dia 5, um coquetel de confraternização e convivência, com a presença dos participantes do Encontro e convidados, marcou o lançamento do vídeo “Aids: Igrejas em Ação”. O vídeo reúne depoimentos inspiradores de líderes cristãos que mostram a importância da participação das igrejas na luta contra o HIV/AIDS. “Aids: Igrejas em Ação” foi realizado por KOINONIA e Diaconia e produzido pela Sumaúma – Documentários Socioculturais e Ambientais. Informações sobre o vídeo podem ser obtidas através do e-mail: saudedireitos@koinonia.org.br

Leia também em: Vivendo e Convivendo com HIV/Aids

Saiba mais sobre Anerela+, acessando: www.anerela.org

Leia mais sobre o lançamento da Inerela + na notícia KOINONIA na 17ª Conferência Internacional de Aids .

Conheça o Programa Saúde e Direitos e leia os Boletins Saúde e Direitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.