KOINONIA e CESE lançam Portal e livro na Bahia

Márcia Evangelista

Na noite do dia 5 de novembro, depois do primeiro dia do Encontro CESE Agências, foi realizado na sede da instituição os lançamentos do livro “Os Vários Rostos do Fundamentalismo” e do Portal Ecumênico. O evento foi realizado em parceria entre a CESE e KOINONIA, e contou com as apresentações de Eleni Rangel (Presidente da CESE, e membro da IPIB – Igreja Presbiteriana Independente do Brasil), Eliana Rolemberg (Diretora Executiva da CESE) e Rafael Oliveira (Secretário Executivo de KOINONIA).

O livro “Os Vários Rostos do Fundamentalismo” sintetiza as principais reflexões do Seminário Fundamentalismo Hoje, promovido pelo Fórum Ecumênico Brasil (FE-BRASIL), com iniciativa da CESE. O livro, que tem organização de Zwinglio M. Dias, traz análises das diferentes manifestações das posturas fundamentalistas que caracterizam grande parte das instituições eclesiásticas do campo religioso brasileiro. Seu preço promocional de lançamento foi de R$ 12,00 (doze reais) e ainda pode ser adquirido na sede das instituições.

O termo “Fundamentalismo” define um movimento que objetiva voltar ao que são considerados princípios fundamentais, ou vigentes na fundação de determinado grupo. Em princípio, o Fundamentalismo é um fenômeno de caráter radical, preponderantemente de origem religiosa que tem uma história particular. O moderno uso desta expressão para a designação de fenômenos político-religiosos similares é imprecisa e vaga, embora já tenha sido incorporada no linguajar corrente.

A publicação das palestras e dos resultados do “Seminário Fundamentalismo Hoje”, na forma de livro, visa oferecer subsídios para o tratamento e a possível superação das posturas de intransigência e intolerância que o Fundamentalismo propicia. A publicação tem o apoio da Associação de Seminários Teológicos do Brasil (ASTE), de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, e da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).

Portal Ecumênico América Latina e Caribe

O Portal Ecumênico que concentra entidades ecumênicas da América Latina e Caribe foi lançado nesta mesma oportunidade. Ele é financiado pela Christian Aid com o apoio de várias outras instituições e contém um banco de dados de organizações ecumênicas e de bibliotecas com acervo ecumênico. Funciona como uma ponte entre o visitante e instituições ecumênicas na América Latina e Caribe.

O portal foi apresentado pela primeira vez no encontro do Fórum Ecumênico Brasil, em São Paulo, em agosto deste ano. Ele traz ainda atividades e contatos, divulgação de cursos e eventos ligados a temática, além de links para as principais bibliotecas e centros de documentação de instituições e organismos ecumênicos da América Latina e Caribe.

Tudo isso está disponível no endereço http://portalecumenismo.net/splash.html em português, inglês e espanhol.

Fotos: Acervo da CESE

Com informações da Assessoria de Comunicação da CESE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.