KOINONIA celebra seus 15 anos em Assembleia anual

Márcia Evangelista

“O que desejamos são os cristãos, as pessoas de diversas crenças e as que lutam pela justiça, reunidas em verdadeira unidade”

(parafraseando João Calvino, nos seus 500 anos)

 

Foi realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, em São José dos Campos (SP), a Assembleia anual de KOINONIA, com eleição da nova diretoria e reunindo convidadas e convidados em torno das comemorações dos 15 anos de atividades da organização.

Na noite de 31, sexta-feira, aconteceu a abertura do Seminário “Contribuições Ecumênicas para o Desenvolvimento Transformador”, onde associados e convidados participaram de uma celebração ministrada por Zwinglio Dias. A celebração foi dedicada à memória de Jaci Correia Maraschin, falecido recentemente.

Como parte da agenda administrativa da Assembleia, foram apresentados os Relatórios de atividades 2008/9, a avaliação programática e as linhas gerais do Plano Estratégico 2010-2015. A eleição da nova Diretoria, que tomará posse em janeiro de 2010, foi realizada na manhã de domingo.

KOINONIA (faz-se) 15 anos

A Assembleia 2009 foi marcada pelas comemorações dos 15 anos de KOINONIA, com a promoção do Seminário “Contribuições Ecumênicas para o Desenvolvimento Transformador” e de uma mostra retrospectiva de KOINONIA.

O momento de comemoração aconteceu no sábado à noite, com um coquetel aberto aos convidados e uma exposição de banners, publicações e fotos, destacando a trajetória de KOINONIA neste período. Foram momentos de emoção e muita alegria, com os presentes trazendo à memória fatos marcantes e a lembrança de companheiras e companheiros de caminhada.

Ecumenismo transformador

A manhã de sábado foi de debates, com a retomada do Seminário “Contribuições Ecumênicas para o Desenvolvimento Transformador”. O Seminário foi dividido em cinco momentos: celebração de abertura, três mesas de debates, e celebração de encerramento.

A primeira mesa do dia teve como tema A contribuição ecumênica aos processos de promoção de direitos: direitos camponeses, direitos de juventude, direitos de comunidades tradicionais” e foi formada por Daniel Souza, estudante de teologia e filosofia; Coordenador Regional da Rede Ecumênica de Juventude (REJU – SP); Risonha Freire dos Santos, de Orocó (PE), participante da Rede de Juventude do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos, de KOINONIA; e Ana Gualberto, Assessora do Programa Egbé Territórios;

A segunda mesa debateu o tema “A contribuição ecumênica à luta pela superação das intolerâncias: religiosas e do estigma do AIDS/HIV; e pela construção da solidariedade ecumênica latino-americana” e teve como debatedores Dóris Bertolino, Agente Multiplicadora do Programa Saúde e Direitos e membro da Igreja Assembléia de Deus em Pindamonhangaba (SP); o Bispo Primaz da Igreja Anglicana, Maurício Andrade; e a Iyalorixá Jaciara Ribeiro, do Terreiro Axé Abassá de Ogum, Salvador (BA).

A terceira mesa trabalhou o tema “A contribuição das organizações ecumênicas aos novos paradigmas da cooperação internacional”, com a participação de Eliana Rolemberg, Diretora Executiva da CESE e Mara Manzoni Luz, Representante da Christian Aid no Brasil

O Seminário, que teve o apoio da CESE, terá como resultado um livreto contendo as exposições e os debates desenvolvidos nas três mesas.

Veja mais fotos da Assembléia e da comemoração dos 15 anos de KOINONIA acessando: https://www.koinonia.org.br/comunicacao-fotos-det.asp?cod=3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.