KOINONIA assessora formação de jovens em Alagoas e Bahia

Márcia Evangelista

Desde 2007 KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço tem desenvolvido o Curso de Formação de Jovens Agentes Culturais junto a jovens de cinco municípios do Baixo e Médio São Francisco, no estado de Alagoas, e em treze municípios do Submédio São Francisco, nos estados da Bahia e Pernambuco.

No ano de 2009 foram realizados sete cursos municipalizados, com a participação de 180 jovens no encontrão realizado no final do ano.

No ano de 2010 os cursos acontecerão no segundo semestre. O primeiro dos cursos municipais terá início no dia 17 de setembro, no município de São José da Tapera, Alagoas. O curso utilizará a cartilha de apoio que foi editada por KOINONIA. O curso é uma atividade que é co-assessorada por KOINONIA e Equip (Escola Quilombo dos Palmares).

Nos dias 25 e 26 de setembro é a vez do município de Rodelas, com o início do primeiro módulo do Curso de Formação de Jovens Agentes Culturais. Segundo Síntia Verônica, secretária de finanças do Pólo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Submédio São Francisco, esta informação foi transmitida por Agnes, jovem monitora daquela cidade.

Cartilha de Formação de Agentes Culturais Jovens Rurais

No ano de 2009, KOINONIA – em parceria com a Escola de Formação Quilombo dos Palmares (Equip), o Pólo Sindical dos Trabalhadores do Submédio São Francisco PE/BA e Cooperativa de Pequenos Produtores de Bancos Comunitários de Sementes (Coopabacs) – editou a cartilha “Curso de Formação de Agentes Culturais Jovens Rurais”. A cartilha é composta por três capítulos, que correspondem aos três módulos do curso. No primeiro, temos a discussão sobre processo de planejamento de ações culturais. No segundo capítulo, temos a discussão sobre a construção da ação por meio de um planejamento que pode ser bem monitorado. Finalmente, o terceiro capítulo, trata dos processos de avaliação de uma ação cultural, que implica na necessária socialização dos resultados das mesmas. Foram incluídos ainda alguns materiais que podem auxiliar na reflexão e na realização sobre/das ações culturais.

A cartilha é uma produção de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço e Programa Trabalhadores Rurais e Direitos.

Para fazer download da Cartilha em PDF, clique aqui

Para fazer download dos Anexos da Cartilha em PDF, clique aqui

 

Com informações do Programa TRD de KOINONIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.