Juventude Rural do Rio reunida

Manoela Vianna

De 9 a 11 de outubro aconteceu o Encontro Estadual de Jovens Rurais do Rio de Janeiro em Araruama (RJ). O evento, que reuniu mais de 30 jovens, foi organizado pela Fetag-RJ (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio de Janeiro) com apoio da Senar (Secretaria Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro) e assessoria de KOINONIA.

Entre os presentes estavam o presidente da Fetag, Manoel Oscar Jotta Barboza, a coordenadora da Comissão Nacional de Jovens da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Maria Elenice Anastácio e o Supervisor Técnico da Senar, Marcos André Ravizzini Lima.

O objetivo do encontro foi a formação da comissão de jovens do estado. A comissão foi constituída por dois representantes de cada região do estado. Os representantes são trabalhadores rurais com idades entre 16 e 32 anos. A primeira reunião da Comissão será no dia 22 de novembro na sede da Fetag-RJ.

Durante o encontro, os jovens participaram de diversas atividades como debates, dinâmicas, além de assistirem vídeos. Uma das discussões tive como tema “O que é ser Jovem Rural?”. Entre as respostas destacam-se: ser Jovem Rural é ter contato com a natureza; é ser pequeno agricultor e trabalhador em beneficio da comunidade.

Para Priscila Chagas, assistente do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos, que foi educadora do encontro, esse evento foi importante porque fomentou a organização da juventude rural do Rio de Janeiro com formação política e animação das bases.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.