Jovens pesquisadores na UFBA

Manoela Vianna

No dia dois de agosto, os jovens sertanejos Cailene dos Santos e Alexandro Pinto – participantes das pesquisas que deu origem ao livro Águas juvenis no Velho Chico – Estudo de caso com a juventude camponesa: sua metodologia, seu aprendizado, seus efeitos e seus impactos apresentarão alguns resultados desses estudos na Universidade Federal da Bahia. Na ocasião também haverá um lançamento o livro que foi editado por KOINONIA com apoio da Cese – Coordenadoria Ecumênica de Serviço.

A iniciativa da apresentação é de KOINONIA Presença Ecumênica e do Fórum de Combate Comunitário, vinculado à Pró Reitoria de Extensão da UFBA. O livro registra os resultados e contextos de duas pesquisas envolvendo jovens sertanejos, realizadas na região do Submédio São Francisco.

Águas Juvenis e as pesquisas

A equipe do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos de KOINONIA desenvolveu duas pesquisas, nos anos de 2002 e 2005. A primeira delas tinha a intenção de avaliar a qualidade das práticas sociopedagógicas empenhadas com a juventude sertaneja nordestina na região do Submédio São Francisco. A segunda, de caráter quantitativo, é um levantamento dos impactos da ação juvenil para a superação da violência na região.

O livro traz os cadernos de campo dos pesquisadores formados por KOINONIA especialmente para a pesquisa. Neles registram-se as angústias, descobertas e temores de jovens, e dão novas cores e tons aos números e porcentagens extraídos de centenas de horas de entrevistas – às vezes divertidas, noutras tensas, sempre trabalhosas e desafiantes.

Águas juvenis do Velho Chico oferece importantes reflexões sobre a juventude rural, que vem carecendo, há muito, de maior atenção, tanto da academia quanto de outros espaços estabelecidos de poder e saber. Ainda que muito se tenha produzido sobre a juventude urbana, e que a temática rural tenha conquistado um espaço relevante na agenda nacional, a parcela jovem desta população raramente é considerada em suas especificidades. Assim, KOINONIA já há alguns anos decidiu investir esforços pedagógicos neste público, ávido de conhecimentos e prenhe de inquietações e potencialidades.

Sobre o organizador

Jorge Atílio Silva Iulianelli é assessor do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos de KOINONIA, doutor em Filosofia, professor de Filosofia da Educação na Universidade Estácio de Sá e Consultor Técnico do Unicef sobre violência contra criança e adolescente no campo.

Águas juvenis no Velho Chico
Estudo de caso com a juventude camponesa: sua metodologia, seu aprendizado,seus efeitos e seus impactos

Organizador: Jorge Atílio Iulianelli
Editado por KOINONIA / CESE. 2007. 204p.
Preço: R$ 15,00

Informações sobre o livro: distribuicao@koinonia.org.br / (21) 2224-6713

Apresentação do Jovens

Data: 2 de agosto, quinta-feira.

Horário: 14h às 16h

Local: Sala dos Conselhos da UFBA. Rua Augusto Viana, s/n – Canela – Palácio da Reitoria, 1° andar – Salvador (BA).

Informações sobre o lançamento: proext@ufba.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.