Jovens, gênero e prevenção

Helena Costa

O programa Saúde e Direitos realizou o II Seminário de sensibilização sobre relações de gênero e AIDS entre os dias 20 e 22 de julho, em Pindamonhangaba (SP). O evento foi direcionado para o público jovem, de idade entre 15 e 30 anos, membros de igrejas pentecostais e protestantes históricas, e o tema proposto foi ‘Conversando sobre espiritualidade e sexualidade’.

Cerca de 20 jovens estiveram reunidos durantes três dias, e esse convívio já foi uma ação em si mesma: o aprendizado e a partilha com jovens de outras denominações enriqueceram o desenvolvimento de todas as atividades. Foram realizadas liturgias diárias, além de atividades em grupo, lúdico-pedagógicas.

A curiosidade dos participantes era evidente desde o primeiro dia, pois a maioria deles nunca trabalhou temática semelhante em suas igrejas. A sexualidade foi abordada a partir da realidade religiosa do público, ou seja, considerando a perspectiva cristã que entende o corpo como um templo a ser cuidado e respeitado. Com igual cuidado e respeito deve ser encarada a relação com o outro, igualmente criação divina. Assim, conceitos teológicos e científicos foram utilizados na sensibilização para a prevenção do HIV/Aids.

 Nas palavras da multiplicadora Laila Bertolino, uma das organizadoras do encontro, “foi um aprendizado mútuo, tanto para o grupo organizador quanto para os participantes”. Esse grupo será reunido novamente nos próximos meses para outras atividades do programa Saúde e Direitos, dando continuidade à formação iniciada no seminário. Os jovens estão recebendo certificados de participação em suas igrejas, durante os cultos; os pastores responsáveis estão sendo homenageados com diploma de honra ao mérito por construírem “uma igreja capaz na luta contra o HIV/Aids”.

 

Igrejas que se fizeram presentes:

Assembléia de Deus – Ministério Belém

Evangelho Pleno

Batista da Fé

Igreja Confissão Luterana do Brasil

Igreja Assembléia de Deus de São José dos Campos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.