Intercâmbio Comércio Quilombola

Foto: Ana Gualberto

Entre os dias 25 a 27 de janeiro aconteceu o intercâmbio do projeto Comércio com Identidade, contando com a participação de 15 mulheres. O propósito do intercâmbio é de contribuir com a formação dos grupos de mulheres em relação às formas de comercialização e abordagens comerciais. As mulheres estiveram em diferentes espaços de comercialização em Salvador e no dia 27 estiveram em diálogo com lideranças de terreiros para trocar ideias e experiências sobre as formações realizadas nas comunidades e sobre valorização da produção artesanal afro-brasileira.

O projeto “Comércio com identidade: mulheres negras quilombolas do Baixo Sul da Bahia” tem o objetivo de apoiar o comércio da produção de mulheres quilombolas de três comunidades do Baixo Sul da Bahia, para fortalecer e ampliar redes femininas e mistas de economia solidária. Investe no reconhecimento da identidade quilombola e das desigualdades de gênero com duplo objetivo: consolidar o sentido dessas redes como meio de redução das desigualdades de gênero, aumentando a presença das mulheres no comércio; e estimular a participação política delas a partir do debate de suas demandas políticas.

A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia – SETRE e Brot fur die Welt.