INERELA+ na América Latina e Caribe

Márcia Evangelista

INERELA+ é um movimento global de líderes religiosos vivendo e convivendo com HIV/AIDS (International NEtwork of REligious Leaders living with or personally affected by HIV and AIDS). É um movimento que foi lançado em outubro de 2003 durante o encontro mundial de pessoas vivendo com HIV/Aids realizado em Kampala, Uganda pela GNP+ (Rede Global de Pessoas vivendo com HIV/Aids). Sua expansão para o continente americano se deu durante a Conferência Mundial de Aids, no México, em 2008. A primeira reunião na América Latina aconteceu em São Paulo/Brasil, de 03 a 05 de dezembro de 2008, contando com a participação de mais de 20 (vinte) líderes religiosos de diferentes matrizes espirituais (cristãos e religiões afro-brasileiras) vivendo e convivendo com HIV/Aids, momento em que foram enfocados temas em resposta aos “grupos” mais marginalizados; contando também com a participação do Coordenador Nacional de INERELA+ em Moçambique, um representante da Argentina e uma da Bolívia, com os quais se fundaram as bases para estabelecer vínculos fora das fronteiras brasileiras.

A primeira Reunião Regional de INERELA+ na América Latina e Caribe aconteceu em San Salvador, capital de El Salvador na América Central, nos dias 14 a 16 de dezembro de 2009, na sede da Associação Atlacatl Vivo Positivo de San Salvador. Nesta reunião estiveram presentes lideranças leigas e ordenadas de diversas igrejas cristãs. Embora marcada pela ausência de representantes de outras espiritualidades, a reunião contou com uma diversidade de igrejas cristãs tradicionais, como Anglicanos, Luteranos e Católicos, mas também com a presença de líderes religiosos de Igrejas Evangélicas como a ICM (Igreja da Comunidade Metropolitana). Após muitas reflexões e debates, foi escrita de forma coletiva a Declaração de El Salvador para a criação de INERELA+ Américas – Região da América Latina e Caribe, elegendo Ideraldo Beltrame – Ministro Leigo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e associado de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviços – como representante titular de INERELA+ para América Latina e Caribe. Abaixo seguem os trechos principais desta declaração:

“Como pessoas movidas pelo nosso compromisso de fé e pela diversidade de nossas identidades confessionais, a partir de um espírito de inter-religiosidade, nos reunimos na cidade de San Salvador, El Salvador, de 14 a 16 de dezembro de 2009. (…) Frente aos desafios da América Latina e Caribe, tomamos como nossa a visão de INERELA+: um mundo onde o estigma, as infecções e a morte pelo Hiv/Aids sejam eliminadas; assim como o desafio de sua missão: INERELA+ existe para capacitar, empoderar e comprometer seus membros a viverem de forma positiva e aberta como agentes de esperança e transformação em suas comunidades de fé em seus países. Em continuidade e fortalecimento de nossas respostas na América Latina e Caribe, para seguir afirmando a promoção e vigência plena dos Direitos Humanos, queremos afirmar que esta motivação é urgente e não negociável para a ação de INERELA+ em nossa região.”

Um marco importante desta reunião foi a proposta de uma representação coletiva para a Região da América Latina e Caribe (ALC), composta por representantes locais em Centro-América, Caribe e América do Sul, que atuam diretamente e conjuntamente com o Representante Titular eleito para a região junto ao Comitê Diretivo de INERELA+.

 

Por Ideraldo Beltrame, associado de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço e colaborador do Programa Saúde e Direitos; eleito representante titular de INERELA+ para América Latina e Caribe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.