II Fórum Social Nordestino

Manoela Vianna

II Fórum Social Nordestino

Entre 2 e 5 de agosto, KOINONIA estará presente e promoverá três atividades no II Fórum Social Nordestino que será realizado em Salvador (BA). As atividades do Fórum se organizarão em torno de seis eixos que foram definidos de acordo com o resultado da consulta internacional realizada pelo Fórum Social Mundial em 2006.

Os programas de KOINONIA, Egbé Territórios Negros e Trabalhadores Rurais e Direitos, promoverão atividades ligadas ao eixo 6: “Pela Igualdade, Respeito à Diversidade, Eliminação de Todas as Formas de Discriminação e pela Garantia dos Direitos Humanos.”

Para Superar a Intolerância Religiosa

Uma das atividades promovidas por KOINONIA no Fórum será a Oficina sobre os Direitos das Comunidades de Terreiros de Candomblé na qual serão debatidas possibilidades para a superação da desse tipo de violação.

O documentário produzido por KOINONIA, Intolerância Religiosa – A ameaça à paz, que aborda o conflito gerado pela intolerância de neopentecostais contra as religiões de matriz africana no Brasil também será exibido. E o Boletim Fala Egbé, publicação bimestral, do Programa Egbé Territórios Negros de KOINONIA, dirigida às Comunidades Terreiros de Candomblé de Salvador, será apresentado.

A oficina acontecerá na parte da manhã do dia 4 de agosto, na sala 110 do PAF1 localizado no campus da UFBA em Ondina.

Juventude no Fórum

A EQUIP (Escola de Formação Quilombo dos Palmares) promoverá o seminário Atualidade e atualização da Educação Popular que contará com as redes de Jovens do Nordeste, de Atitude, Juventudes e da Juventude pelo Meio Ambiente e KOINONIA. O Seminário apresentará relatos de experiências de intervenção dos jovens na definição de políticas públicas locais municipais e estaduais. KOINONIA fará uma apresentação dos jovens do Submédio São Francisco e do Alto Sertão de Alagoas.

O seminário acontecerá na parte da manhã do dia 3 de agosto, no Anfiteatro da Faculdade de Biologia (sala 131), localizado no campus da UFBA em Ondina.

Águas Juvenis: lançamento no Fórum

O livro Águas juvenis no Velho Chico – Estudo de caso com a juventude camponesa: sua metodologia, seu aprendizado, seus efeitos e seus impactos será lançado na Tenda Alternativa do evento. A publicação que tem como organizador Jorge Atilio Silva Iulianelli, assessor do programa Trabalhadores Rurais e Direitos, foi editada por KOINONIA com o apoio da Cese – Coordenadoria Ecumênica de Serviço. O livro registra os resultados, processos e contextos de duas pesquisas envolvendo jovens sertanejos, realizadas na região do Submédio São Francisco, que recorta os Estados de Pernambuco e Bahia.

O lançamento será realizado a partir de 13h no dia 3 de agosto na Tenda Alternativa, localizada na Biblioteca Central da UFBA, campus Ondina.

Mais informações no site do Fórum: http://www.forumsocialnordestino.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.