II Conferência Nacional de Juventude

Carolina Maciel

A 2ª Conferência Nacional de Juventude foi realizada entre os dias 09 e 12 de dezembro em Brasília/DF. O encontro terminou com a aprovação de 44 objetivos, distribuídos em cinco eixos. As prioridades da juventude brasileira contaram com a maioria dos votos de cerca de dois mil delegados de todos os estados presentes ao encontro.

O documento final pediu reforma política que garanta a participação dos jovens no poder, contemplando de forma igualitária a faixa etária e o gênero. Pede também estabelecimento de cotas da ordem de 20% para participação nas coligações eleitorais em todos os níveis de governos. E reivindicam a destinação de 5% de recursos do fundo partidário para atividades das juventudes partidárias.
 
 
A Rede Ecumênica de Juventude – REJU participou do evento e levou nove delegados que participaram dos grupos de trabalho, de eixos temáticos e de plenárias, especificamente, nos itens abaixo:
 
  1. A coordenação do GT, pela Tatiana Ribeiro (DF), sobre transporte público, um tema bem esperado e debatido no encontro;
  2. A forte participação da juventude rural de Alagoas, incluindo jovens da REJU como a Quitéria e o Deraldo, que conseguiram implementar duas propostas de PPJ sobre a agriculta familiar e a educação no campo;
  3. A articulação com outros movimentos de juventude, especialmente a Rejuma, para a aprovação quanto a à questão ambiental, como o Plano Nacional e moções de repúdio à Belo Monte e ao Código Florestal.
  4. A participação de Daniel Souza, colaborador de KOINONIA e facilitador da Reju em parceria com Raquel Catalani (SP), no GT de Direitos Humanos que junto com os povos de terreiro e juventude católica/evangélica construíram uma proposta de Plano Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, dentro das políticas Públicas de Juventude. Tanto essa proposta, quanto as do campo e dos ambientalistas foram aprovadas na plenária final, numa coalização de movimentos!

 

 A participação da REJU na 2ª Conferência Nacional de Juventude resultou também em uma entrevista para o portal Agência Jovem, a mídia que cobriu o evento. A campanha da REJU aparece como destaque no site. Acompanhe! http://www.agenciajovem.org/wp/?p=4156

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.