Igrejas e a arte de cuidar

Helena Costa, a partir de relato de Leda Malosá

Realizado no dia 30 de julho, em Piracicaba, SP, o 1º Encontro Municipal de Saúde e Igrejas Evangélicas. Promovido pelo Programa Estadual de DST/AIDS e pelo Programa Municipal DST/AIDS com o apoio de KOINONIA, reuniu cerca de 30 pessoas, entre pastores e líderes jovens, para discutir o tema Saúde e doenças nas igrejas: a arte de cuidar. O objetivo do encontro foi ampliar o número de cuidadores e fortalecer a parceria entre eles.

A abertura do evento foi feita pelo reverendo Wanderley Kirilov, da Igreja Presbiteriana Independente. Depois, fizeram apresentações o Dr. Moisés Taglietta, coordenador do programa municipal de DST/AIDS – Piracicaba e Ester Almeida, assessora do programa Saúde e Direitos de KOINONIA.

Os inscritos participaram intensamente, colaborando com sugestões e reflexões.  Pastoras e pastores indicaram líderes de suas igrejas e de outras para participações futuras.

As lideranças jovens presentes demonstram interesse em conhecer mais sobre como lidar com pessoas que estejam passando por problemas de saúde, como aquelas portadoras do vírus da Aids ou de outras doenças. Todos expressaram o desejo de que um novo encontro seja realizado em breve, referente à capacitação do cuidador nas igrejas evangélicas. Discutiu-se ainda sobre a responsabilidade de participação nos Conselhos Municipais de Saúde.

O encontro foi considerado um sucesso pelos organizadores, que receberam vários pedidos de pessoas interessadas em participar em eventos futuros. Como avalia Leda Maria Malosá, da Igreja Presbiteriana Independente de Piracicaba, “Deus está presente em todas as nossas ações quando feitas com amor e sinceridade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.