Identidade e desenvolvimento – novo livro

Manoela Vianna

No sábado 4 de abril a reunião dos Terreiros atendidos por KOINONIA terá uma novidade especial: o livro Identidade e Desenvolvimento – ação e pensamento de comunidades negras rurais, quilombolas e Terreiros de Candomblé será lançado.

A publicação registra a reflexão a respeito de desenvolvimento protagonizada por comunidades de Terreiros de Candomblé de Salvador e comunidades negras rurais e quilombolas da região do Baixo Sul da Bahia. Esta etapa do debate culminou na realização do seminário Comunidades Negras Tradicionais como Agentes de Desenvolvimento, promovido em outubro de 2008, em Salvador (BA). O evento foi realizado por KOINONIA e convocado em parceria com o Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (INTECAB) e Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

Compõe o livro textos produzido coletivamente por representantes de cem Terreiros, comunidades negras rurais e quilombolas. O conjunto de compromissos assumidos pelas autoridades com as comunidades, durante o Seminário, juntamente com outras informações sobre o encontro também fazem parte da publicação.

Identidade e Desenvolvimento traz ainda um DVD com a série de vídeos Tradição e Desenvolvimento. Os documentários foram lançados e produzidos por KOINONIA especialmente para o Seminário. Com a mesma temática dos textos publicados no livro, representantes de diferentes Terreiros de Candomblé discutem o conceito de desenvolvimento, passando pelos temas saúde, água e meio ambiente; território e livre associação, liberdade religiosa; saberes tradicionais e memória; e juventude. Já no segundo vídeo, comunidades negras rurais e quilombolas do Baixo Sul da Bahia mostram porque são agentes de desenvolvimento, expõem suas demandas e discutem os modelos que desejam construir.

A publicação é um dos frutos de um processo iniciado em 2007 com o projeto Capacitação e apoio ao desenvolvimento de Comunidades Negras Tradicionais no Brasil promovido por KOINONIA e co-financiado pela União Européia, Christian Aid e Church Development Service (EED).

Identidade e Desenvolvimento – ação e pensamento de comunidades negras rurais, quilombolas e Terreiros de Candomblé

84 páginas, com DVD encartado

Lançamento:

Data: 4 de abril

Horário: 16h

Local: Grande Hotel da Barra – Av. Sete de Setembro, 3564 – Porto da Barra – Salvador.

Mais informações:

(71) 3266-3480 / projetoegbesalvador@koinonia.org.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.