I Festa da Consciência Negra no Quilombo de Santa Rita

Carolina Maciel

 

A comunidade quilombola de Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis, realiza com o apoio da Eletrobras/Eletronuclear; da Fundação Cultural de Angra dos Reis, do Sindicato da Construção Civil, entre outros a 1ª Festa da Consciência Negra em Homenagem a São Benedito nos dias 05 e 06 de novembro.
O santo conhecido como o “santo mouro” nascido na Sicília, em 1526, era filho de escravos em uma propriedade próxima de Messina. Foi libertado ainda muito jovem por seu Senhor. Manifestou desde os dez anos uma pronunciada tendência para a penitência e para a solidão. Guardando rebanhos, entregava-se à oração, e os maus tratos que recebia dos companheiros foram a ocasião para se voltar com mais fervor para Jesus, fonte de toda consolação. Aos 18 anos, com o fruto de seu trabalho, provia a si mesmo e aos pobres.
 
Além de exposição de vídeos, apresentação de capoeira de angola, procissão, apresentação de hip-hop, barracas de comidas típicas, artesanato e leilão de animais será constate.
 
 
Acompanhe a programação:
 
05/11 – Sábado
 
10h – Café da Roça
Exposição de Vídeo
Capoeira de Angola
Jongo
Forró com Dedé e seu teclado
 
06/11 – Domingo
 
10h – Procissão de São Benedito Missa da Consciência Negra
12h –Feijoada Música com o grupo Conquista Samba; Capoeira com o grupo Congo; Apresentação de Hip-Hop; Folia de Reis e Grande Baile.
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.