FE Brasil faz seu Encontro Anual

Márcia Evangelista

Entre os dias 17 e 18 de agosto, foi realizado o Encontro do FE Brasil, no Colégio Pio XI, São Paulo. Durante o encontro aconteceram as reuniões do GT Ecumenismo do PAD e da coordenação do FE Brasil.

KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço esteve presente, representada por Rafael Oliveira (Diretor Executivo de KOINONIA e membro da coordenação do FE Brasil), Marília Schüller (Missionária da Igreja Metodista Unida dos EUA e Assessora do Programa RESC de KOINONIA), e Jorge Atílio Iulianelli (Assessor dos Programas EDF e TRD de KOINONIA).

O encontro contou com a presença de representantes de igrejas e organizações ecumênicas de todo o Brasil, que fizeram uma análise da conjuntura ecumênica no Brasil e no mundo. Um dos pontos de destaque nos debates é a crise em relação ao ecumenismo.

Projetos em andamento

Como parte do encontro houve a apresentação e avaliação de projetos promovidos pelo FE Brasil. A Rede Ecumênica de Juventude em favor dos direitos da juventude (REJU) esteve representada pelo facilitador nacional Daniel Evangelista, dos facilitadores (as) regionais Edoarda Scherer (Sul), Beto Rocha (NE), Daniel Souza (SE) e Tatiana Ribeiro (Centro-Oeste). A REJU apresentou as ações realizadas em 2008 e início de 2009, bem como a proposta de Ação Nacional, a ser culminada em 12 de outubro de 2009, com o tema: CineJuventude, Uma Denúncia da Violência Contra a Juventude no Brasil.

Outros projetos foram apresentados, como a edição de uma publicação sobre o tema “Fundamentalismo”; e o projeto Jornadas Ecumênicas, onde foi avaliada a possibilidade de realização da 4ª Jornada Ecumênica, com a perspectiva de transformá-la em uma Jornada latino-americana. KONONIA apresentou o projeto do Portal Ecumênico (www.portalecumenismo.net), e promoveu o seu lançamento durante o Encontro. O Portal ganhou a adesão de novas organizações presentes ao encontro. O projeto está em aberto, e deve ser construído como um projeto do FE-Brasil.

Encaminhamentos

Entre os encaminhamentos indicados pelo FE Brasil estão:

– Capacitação e discussão sobre critérios de atuação na ACT – Internacional

– Livro Fundamentalismos – Primeiro lançamento será feito com a REJU, na Jornada Ecumênica do Centro Oeste, programada para o mês de outubro. Os exemplares deverão ser solicitados diretamente ao CEBI;

– Portal Ecumênico: Buscar e divulgar adesões oficiais (A serem enviadas diretamente à KOINONIA)

– 4ª Jornada Ecumênica (2010): Foram propostos os seguintes temas para o encontro: Meio Ambiente, Justiça Climática e Intolerância Religiosa. Os locais propostos para receber a Jornada são: São Paulo e Mendes-RJ. Insistiu-se na proposta de se assegurar participação de 60% da juventude. Outras orientações foram: assegurar maior presença da diversidade religiosa; buscar, a partir do PAD, que a Jornada seja uma ação do GT Ecumenismo Direitos Humanos e Desenvolvimento; Indicação de que o tema da juventude esteja presente transversalmente em todos os temas da Jornada. Foi indicado ainda um Grupo de Trabalho para o Projeto Jornada Ecumênica 2010, composto por Daniel Evangelista (REJU), e as organizações Profec, Ceca, Cebi, DAB-IEAB e CLAI.

– Houve reconhecimento coletivo do sucesso do processo de formação da REJU, até mesmo com a inclusão da Rede na proposta de orçamento do CLAI para 2010. A continuidade e sustentabilidade política e financeira da REJU foi levada em consideração pela plenária do FE Brasil. A UNIPOP manifestou interesse em integrar a REJU, incluindo três Redes de Juventude com as quais se relaciona, e identificar a possibilidade de iniciar o trabalho da REJU na região Norte do país.

– Ampliar a presença e participação das agências no FEBrasil;

As organizações que compõem o FE Brasil agendaram a próxima reunião anual, que deverá acontecer entre os dias 17 e 19 de agosto de 2019, no Colégio Pio XI (SP).

Com informações dos representantes de KOINONIA no Encontro Anual do FE Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.