FE Brasil e FE Sul realizam reunião conjunta e seminário sobre emergência

Márcia Evangelista

As organizações membro do FE Brasil e do FE Sul organizaram, entre os dias 16 e 20 de agosto, uma reunião conjunta com o objetivo de deliberar, entre outros assuntos, sobre a 4ª Jornada Ecumênica e promover a capacitação dos seus agentes em ações de ajuda humanitária em situações de emergência.

A reunião do FE Brasil teve início no dia 16 de agosto, com término às 12h do dia 18. As organizações membro aprovaram a nova composição da coordenação do FE Brasil e a participação do Rev. Francisco de Assis, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB, como delegado regional na Assembléia de ACT Aliança, que acontecerá na Tanzânia, em outubro.

A coordenação eleita no encontro é composta pelo Secretário Regional do Clai (Darli Alves), pelas igrejas (Rev. Francisco de Assis e Carlos Boch – da Fundação Luterana de Diaconia) e pelas organizações ecumênicas do Brasil: Cebi (Edmilson Schinelo), KOINONIA (Rafael Soares de Oliveira),  e Marcelo Schnneider (que fará a conexão entre FE Brasil e ACT Aliança).

Vale destacar que a nova composição da coordenação do FE Brasil conta também com a participação da jovem Cintia Airam, do Profec (Rio de Janeiro) e participante da Rede Ecumênica de Juventude – REJU. Além dos membros do FE Brasil, a reunião contou ainda com a presença do secretário Geral de ACT Aliança, John Nduna, e do secretário de comunicação, Sean Hawkey.

Veja ao final do texto a lista das organizações que compõem o FE Brasil*.

Na tarde do dia 18 – com término no dia 19, às 12h – foi realizada a reunião do FE Sul. Além das organizações brasileiras que compõem o FE Brasil, participaram ainda organizações da Argentina (Creas, Ierp e Faie), Bolívia (IELB), Colômbia (LWF), Peru (Christian Aid) e Chile (Fasic). Cipae, do Paraguai, justificou a ausência ao encontro. Assim como na reunião do Fe Brasil, os participantes deliberaram sobre a composição da mesa facilitadora do FE Sul, composta por membros dos fóruns nacionais de ACT.

Algumas decisões foram marcantes: a confirmação da realização da 4ª Jornada Ecumênica para o mês de novembro de 2010; estratégias do plano de ação do PAD – Processo de Articulação e Diálogo (no qual o FE Brasil é o setorial ecumênico); a escolha dos delegados nacionais para a Assembleia de ACT Aliança; e a indicação do Rev. Francisco de Assis como candidato ao cargo de Moderador da Junta Diretiva de ACT. O Rev. é associado de KOINONIA e irá a Assembleia de ACT como delegado oficial pela organização ecumênica.

A coordenação da REJU apresentou os resultados obtidos com a atuação da Rede até o momento, resultados esses que foram muito elogiados por todos os membros do FE Brasil e do FE Sul.

Nos dias 19 e 20, aconteceu o 1º Seminário Sul Americano de Capacitação em Emergências. O Seminário foi assessorado por Xabier Garay, coordenador regional para emergências da equipe da América Latina de Christian Aid. Foram discutidos o ciclo de emergência e as ações possíveis em cada etapa e em cada caso. Os temas abordados permitiram aos participantes identificar algumas estratégias comuns, em vista das recentes ameaças vividas e às ameaças futuras, muitas delas em consequência das mudanças climáticas.

Destaque para Christian Aid (Programa Brasil), membro do FE Brasil, que tornou possível a viabilização do 1º Seminário Sul Americano de Capacitação em Emergências. Nosso reconhecimento se estende ainda a AIN – Ajuda das Igrejas da Noruega, que esteve envolvida desde a gênese da proposta do seminário.

Entre os principais encaminhamentos do seminário está a demanda por parte dos Fóruns de ACT, de uma maior capacitação – em todos os sentidos – para o enfrentamento do tema das emergências. O FE Brasil, particularmente, incorpora essa necessidade de capacitação como um desafio.

*Organismos que integram o FE Brasil:

Conselhos:

Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs)

Clai Brasil (Conselho Latino Americano de Igrejas)

Igrejas:

Igreja Católica Romana (ICAR)

Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (Ieclb)

Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (Ieab)

Igreja Metodista (IM)

Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPI)

Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU)

Igreja Ortodoxa Siriana

Parceria:

PAD – Processo de Articulação e Diálogo entre Agências Ecumênicas Européias e seus Parceiros no Brasil

Organismos Ecumênicos:

Aste – Associação de Seminários Teológicos

Christian Aid – (Programa Brasil)

Creas – Centro Regional Ecumênico de Assessoria e Serviço

Cebi – Centro de Estudos Bíblicos

Ceca – Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação e Assessoria

Cenacora – Comissão Ecumênica de Combate ao Racismo

Cediter – Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra

Cese – Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Cesep – Centro Ecumênico de Serviço à Educação Popular

Diaconia

FLD – Fundação Luterana de Diaconia

Gtme – Grupo de Trabalho Missionário

KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço

Profec – Programa de Formação e educação Comunitária

Unipop – Universidade Popular

 

Com informações de KOINONIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.