Está no ar a TP Digital nº 21

Márcia Evangelista

A edição da TP Digital nº 21, que tem como tema “Desastres Sócio-ambientais e a Luta pela Justiça Ecológica”, se ocupa de um aspecto dos muitos que envolvem a questão ambiental: as consequências sociais produzidas pelos desastres naturais e/ou provocados pela atividade humana. Infelizmente, na maioria dos casos, a mídia de um modo geral, tanto escrita como televisiva, presta pouca ou quase nenhuma atenção ao conjunto de fatores sociais, econômicos e políticos envolvidos por ocasião de um acontecimento trágico como inundações, terremotos, incêndios florestais, deslizamentos de encostas, etc. As notícias, em geral, focalizam o incidente, destacam o aspecto trágico e mórbido dos acontecimentos e, raramente, se ocupam das condições precárias de sobrevivência em que se encontravam as vítimas, assim como para os dramas que passarão a viver na reconstrução de suas vidas.

A desigualdade social que prevalece na maioria das sociedades, consequência do modelo econômico especulativo e depredador, impiedoso, dos recursos naturais, está levando o planeta à exaustão, tornando cada dia mais difícil e sofrida a sobrevivência das populações mais pobres e mais vulneráveis. Calcula-se hoje, em cerca de 45 milhões o número de pessoas obrigadas a migrar em razão de desastres ecológicos que, ao ocorrerem expõem com crueza o desastre social da desigualdade que marca as relações dos humanos por toda a parte no planeta. A falta de cuidado para com a mãe-natureza e o desrespeito flagrante à dignidade dos seres humanos faz com que a tragédia e o sofrimento dos mais pobres e, portanto, mais vulneráveis, se multipliquem em número e em intensidade.

Esta edição procura destacar o nexo permanente entre justiça social e justiça ecológica. Dada as condições de desenvolvimento experimentadas até aqui não mais podemos separar uma da outra, uma vez que estão indissociavelmente imbricadas. Nossos articulistas e os documentos coletivos que os acompanham nos alertam para as ameaças socioambientais que espreitam nosso planeta.

Conheça aqui o sumário:

Editorial            

Página de KOINONIA

ARTIGOS

Justiça social-Justiça ecológica, Leonardo Boff

Documento aprovado pelo Comitê Central do CMI, reunido em Genebra (Suíça), de 26 de Agosto a o2 de setembro de 2009, sobre Justiça Ecológica.

Terra e Território à luz do Mapa da injustiça ambiental e saúde no Brasil, Tania Pacheco

As Cidades Mortas e a Morte dos Lugares: Uma interpretação da obra de Mike Davis, Francisco de Assis Penteado Mazetto

Carta do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social

O triste papel da oposição e da mídia no Brasil, Ignacio Godinho Delgado

CRÔNICA Justiça ecológica: limites e desafios,              Ivone Gebara

SEÇÕES

MEMÓRIA – reportagens que marcaram toda a existência do Tempo e Presença

Tempo & Presença Ano 25, nº 329, maio/junho de 2003 “O espectro do deserto verde no Norte/Noroeste fluminense”

Para superar a violência – notas sobre ações para superar a violência

Dicas Bibliográficas

 

Para acessar TP Digital nº 21, clique:

https://www.koinonia.org.br/tpdigital/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.