Está no ar a TP Digital 22-23

Márcia Evangelista

Pelo número elevado de colaborações que oferece, esta edição de Tempo & Presença se apresenta como uma dupla edição, recebendo a numeração 22-23, com a pretensão de ser uma compensação, aos nossos leitores e leitoras, pelos reiterados atrasos na aparição de nossa revista este ano.

Com esta edição Tempo & Presença procura oferecer aos seus leitores e leitoras algumas reflexões sobre a incidência pública, aberta e sem disfarces, de diferentes grupos religiosos no recente processo eleitoral brasileiro. Depois de oito anos de um governo decididamente comprometido com o combate à desigualdade social e à promoção do desenvolvimento econômico, ainda que dentro das coordenadas do paradigma capitalista globalizado, mas que lhe rendeu um índice de aprovação de mais de 80%  por parte da população, a sociedade brasileira assistiu, entre surpresa e confusa, mas também indignada, a movimentação partidária de diferentes segmentos do universo eclesiástico, em sua maioria contrários à proposta de continuidade oferecida pela coalizão partidária no poder.

Os articulistas procuram elucidar, com suas percucientes análises, os diferentes aspectos de natureza social, cultural-religiosa, política e teológica que incidiram nesse processo e suas repercussões para o futuro imediato da sociedade brasileira e das comunidades religiosas, em particular.

Boa leitura!

 

Conheça aqui o sumário:

 

Editorial

Página de KOINONIA

Artigos:

Brevíssimas reflexões sobre as rarefeitas distinções modernas entre política e religião, Dr. Raul Francisco Magalhães (Prof. no Curso de Ciências Sociais da UFJF)

De onde vêm os referenciais para uma tomada de posição político-eleitoral?, Texto I e Texto II, Joanildo Burity (Diretor da Fundação Joaquim Nabuco)

Dando a Deus o que é de César: escatologia, pentecostalismo e política em três atos, Daniel Rocha (Prof. Ms. em Ciência da Religião – PUC-Minas)

Os Neoevangélicos e a participação política, Messias Valverde (Pastor e Professor no Instituto Metodista Granbery, Juiz de Fora, MG)

O pentecostalismo e a política: o fiel da balança?, Rogério Ferreira do Nascimento

(Doutor em Ciência da Religião pela UFJF)

Dimensionando a RCC no campo da política: Algumas notas e reflexões, Rodrigo Portella (Prof. de História e Doutor em Ciência da Religião, J. Fora, MG)

ELEIÇÕES 2010: Pronunciamento da Aliança Batista do Brasil

Espiritismo: um Socialismo-Utópico-Ecumênico, André Andrade Pereira (Cientista da Religião – professor da UFF)

CRÔNICAIvone Gebara

MEMÓRIA

Para superar a violência – notas sobre ações para superar a violência

Dicas Bibliográficas

 

Para acessar TP Digital nº 22-23, clique:

https://www.koinonia.org.br/tpdigital/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.