Encontros do Saúde e Direitos

Manoela Vianna

II Encontro de Mulheres do Sapê do Norte

Quarenta e duas quilombolas do Espírito Santo, de comunidades como São Jorge, Palmitinho e Retiro, se reuniram no II Encontro de Mulheres do Sape do Norte, realizado no dia 29 de outubro, em São Mateus. O evento foi promovido peloPrograma Saúde e Direitos de Koinonia. Participaram mulheres de todas as idades, desde jovens de 12 anos até idosas. Saúde da mulher foi o tema de destaque do encontro no qual foram realizadas atividades em grupo,  jogos e debates. Segundo a coordenadora do Programa Saúde e Direitos, Éster Almeida, em 2006 serão realizados mais dois encontros na região.

 

Curso de Formação de multiplicadores do Sape do Norte

Após o encontro, 30 mulheres participaram de um curso de dois dias para formação de multiplicadoras em Saúde e Direitos. Questões relativas à saúde da mulher e à prevenção HIV/Aids e DSTS foram tratadas e multiplicadoras explicaram ao grupo como funciona o trabalho.

Segundo Éster Almeida, o depoimento das multiplicadoras mostrou como o curso pode contribuir para melhorar a qualidade de vida das comunidades. As atividades contaram com a participação de um enfermeiro e de uma médica do Hospital Evangélico de Vitória (ES).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.