Encontro pelas águas

Manoela Vianna

No dia 24 de agosto foi realizado, no auditório da Casa do Comércio, em Salvador (BA), o Encontro das Comunidades de Terreiros pelas Águas. KOINONIA participou do evento e apoiou o Intecab (Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira) na convocação dos Terreiros de Candomblé da cidade. O encontro foi promovido pela Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) com a parceria de diversas entidades.

O evento reuniu cerca de 500 pessoas entre representantes de Terreiros e autoridades governamentais que discutiram o resgate e recuperação de fontes e rios, já que a água tem grande importância para as Comunidades de Terreiros.

Também foram discutidas políticas para conservar os recursos hídricos. Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos pelos seguintes eixos temáticos: “a água como elemento sagrado”; a “recuperação e o resgate das fontes sagradas”; “a identificação e manutenção das fontes públicas” e “a água como elemento de sobrevivência”.

Esse evento faz parte do projeto Encontros pelas Águas que tem o objetivo de sensibilizar e discutir políticas com diferentes grupos da sociedade sobre a importância do cuidado com a água, sua conservação e uso sustentável.

Serão promovidos mais oito encontros para discutir o tema com crianças; empresários; indígenas; juventude; pescadores e marisqueiras; mulheres; quilombolas e trabalhadores rurais em diversos municípios da Bahia.

Após a realização de todos os encontros será produzida coletivamente uma carta coletiva pelas Águas. Esse documento irá servir de base para a elaboração de políticas públicas sobre o tema na Conferência Estadual de Meio Ambiente, que será realizada em março de 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.