Encontro de comunidades quilombolas do RJ

Manoela Vianna e Helena Costa

Nos dias 25 e 26 de novembro será realizado o IV Encontro de Comunidades Quilombolas do estado do Rio de Janeiro. A comunidade de Preto Forro (localizada em Cabo Frio) será a anfitriã do evento, que reunirá pela primeira vez mais de cem representantes de diversas comunidades, como Ilha da Marambaia (Mangaratiba), Alto da Serra (Rio Claro), Santa Rita do Bracuí (Angra dos Reis), Santana (Quatis), Travessão de Campos e Barrinha (Campo dos Goytacazes), além dos quilombos urbanos Sacopã (localizado no bairro da Lagoa) e Pedra do Sal (localizado no centro do Rio). Autoridades governamentais como o Superintendente do Incra no estado, Mário Lúcio Melo também estarão presentes. O encontro encerrará o projeto Etnodesenvolvimento Quilombola, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e promovido pela entidade ecumênica KOINONIA.

 

Durante o evento serão apresentados os resultados do Projeto, iniciado em setembro de 2005, com o objetivo de consolidar e fortalecer as associações das comunidades quilombolas de Preto Forro, Ilha da Marambaia e Alto da Serra e promover melhorias na qualidade de vida dos moradores, por meio da capacitação para auto-gestão e para o desenvolvimento social, ambiental e culturalmente sustentável.

 

O encontro também será uma oportunidade das comunidades apresentarem sua situação atual. Os quilombolas da Ilha da Marambaia, por exemplo, estão processando o Incra por ter paralisado, nas etapas finais, o processo de regularização fundiária de suas terras. Situação oposta vive a comunidade de Preto Forro que, provavelmente, será a próxima do estado a ter o território titulado.

 

Informações:                                                                                                                    

IV Encontro de Comunidades Quilombolas do estado do Rio de Janeiro

Data: 25 e 26 de novembro

Horário: sábado: 8h-21h30 e domingo: 7h –9:30h                                                                                             Local: Escola Agrícola Municipal Nilo Batista. Rodovia Amaral Peixoto no Trevo de Búzios (entroncamento com a Estrada da Agrisa que segue para a comunidade de Preto Forro, localizada no distrito de Tamoios, Cabo Frio – RJ).                                                                                             

 

Destaques da programação:                  

Sábado, 25/11

8h – abertura;

9h – resultados do projeto;

13h30 – dinâmica de redes – grupos por região;

14h – redes – plenária;

16h – visita ao território de Preto Forro – futebol;

Domingo, 26/10

8h – avaliação do encontro;

8h30 – balanço do projeto – equipe KOINONIA;

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.