Emerge Rio realiza reunião sobre ações de políticas públicas para a agricultura familiar

Carolina Maciel

 

O Projeto Emerge Rio, de apoio a Região Serrana, lançado por ACT Aliança e implementado por KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço, tem como objetivo responder à situação de emergência em três municípios da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, castigados pelas inundações e deslizamentos acontecidos na madrugada de 11 de janeiro de 2011: Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. A maioria dos beneficiados pelo projeto são famílias de pequenos agricultores das regiões atingidas.

 
Neste sentido o projeto realizou uma reunião no dia 08 de setembro na cidade de Teresópolis em conjunto com agricultores, produtores rurais e organizações de assessoria e serviço com o objetivo de planejar ações pontuais na busca pelos seus direitos de cidadãos no que diz respeito às políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.
 
Entre as entidades presentes encontraram-se a Associação de Moradores de Bonsucesso; Associação Vale Alpino; Associação de Produtores Agropecuários de Orgânicos e Artesãos de Vargem Grande; Associação Agroecológica de Teresópolis; Comitê Gestor de Microbacias do Baixo Paquequer; Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis – Ceat; Fundação Ceperj – Centro Estadual de Estatísticas Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do RJ e Radio Brasil Rural.
 
 
 
Desde a primeira reunião realizada no dia 04 de agosto, os participantes organizaram-se em quatro grupos temáticos que abrangiam as prioridades definidas pelos participantes: o primeiro deles é voltado para a Comercialização [dos produtos plantados pelos produtores]; o segundo, por sua vez, direcionado às Questões Sociais e Serviços Básicos (como moradia, educação & creche, aluguel social, certidão de óbito); o terceiro, dedicado a ações sobre as Estradas, Pontes e Rios, e por fim, o quarto grupo que trabalha com a questão da Prevenção de Desastre e Meio Ambiente. O trabalho desenvolvido pelos grupos entre o mês de agosto e setembro gerou a definição de prioridades para o seguimento. Veja abaixo!
 
 
 
Algumas prioridades:  
 
  • Reativação da COAGITE – Cooperativa de Agricultores Familiares de Teresópolis que buscará fortalecer as oportunidades de comercialização dos produtores, a facilitação da compra coletiva de insumos e venda institucional;
  • Quanto a estradas, pontes e rios, os participantes definiram ações para pressionar INEA, EMOP, prefeitura, para a liberação de projetos de barreiras, pontes e dragagem dos rios;
  • No que diz respeito a questões sociais e serviços básicos, os participantes se propuseram a buscar o apoio da Associação de Vítimas de Teresópolis (AVIT) para apoio jurídico quanto a questões de aluguel social e atestados de óbito;
  • Quanto à prevenção de desastre e meio ambiente, a proposta é retomar a pressão para a liberação de recursos seja de Rio Rural, EMATER e outras entidades para a recuperação ambiental. Igualmente definiram iniciativas próprias, não-governamentais para ações de formação em prevenção de desastres nas comunidades rurais com o apoio de Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis (CEAT) e Fundação CEPERJ Centro estadual de Estatísticas Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do RJ.

     

 
Sobre o tema Prevenção de Desastre, a reunião contou com a presença e apresentação do engenheiro civil sanitarista e assessor de meio ambiente do CREA-RJ, Adacto Ottoni, que trouxe um olhar panorâmico e analítico sobre as novas inspeções feitas pelo conselho  no mês de agosto em algumas áreas críticas atingidas pelas fortes chuvas de janeiro de 2011.
 
Para dar continuidade às ações de incidência pública, os participantes elegeram um Comitê Gestor, formado por agricultores/produtores rurais e associações de moradores do segundo e terceiro distritos de Teresópolis, que fica com a responsabilidade de articular e coordenar as informações entre os grupos.
 
 
 
Saiba mais sobre as ações de ACT Aliança na Região Serrana:

 

Com informações de Marília Schüller, assessora de KOINONIA e coordenadora do Projeto de Apoio a Região Serrana – Emerge Rio

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.