Em tempos de eleições

Manoela Vianna

No próximo domingo, 138.544.348 eleitores de 5.568 cidades vão às urnas, de acordo com dados do TSE. Diferentes públicos de KOINONIA se manifestaram sobre a temática das eleições.

Comunidades de terreiros de Candomblé apresentaram aos candidatos a prefeito de Salvador uma carta com questões e compromissos ligados aos adeptos de religiões de matriz africana.

No mesmo sentido, a Carta Compromisso contra a intolerância religiosa foi apresentada aos candidatos a prefeito do Rio de Janeiro durante a Caminhada pela Liberdade Religiosa. A Carta foi produzida pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa. KOINONIA esteve presente no evento, realizado no dia 16 de setembro.

Já a Rede Ecumênica da Juventude (REJU) criada pelo FEACTBR publicou a Carta aberta sobre as eleições municipais na qual “reitera o caráter não-partidário de sua organização ao não apoiar candidat@s ou partidos políticos. Entretanto, apresenta eixos de direitos para incidir no debate e pautar, em certa medida, as eleições municipais e contribuir com um modo de fazer política que se constrói para além de uma dimensão partidária.”
 

A REJU-SP publicou a Carta de repúdio à manipulação religiosa nas eleições  na qual explicitam a rejeição “a qualquer tipo de manipulação eleitoreira por parte de líderes religiosos para que est@ ou aquel@ candidat@ sejam eleit@s em detrimento de uma cultura eleitoral democrática e participativa’’.

Leia a Carta Compromisso aos prefeituráveis das comunidades de terreiros de Salvador atendidas por KOINONIA: https://www.koinonia.org.br/comunicacao-noticias-detalhes.asp?cod=1830

Leia a Carta Compromisso contra a Intolerância Religiosa: https://www.koinonia.org.br/comunicacao-noticias-detalhes.asp?cod=1834
 

Leia a Carta aberta sobre as eleições municipais da REJU:http://reju.org.br/noticias-conteudo.asp?cod=1501
 

Leia a Carta de repúdio à manipulação religiosa nas eleições : http://reju.org.br/noticias-conteudo.asp?cod=1512
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.