Eleição no Pólo Sindical

Manoela Vianna

Durante os dias 30 e 31 de março, as atenções dos sindicatos de trabalhadores rurais de municípios da Bahia e Pernambuco estiveram voltadas para a eleição da nova direção do Pólo Sindical do Submédio São Francisco, que foram realizadas em Petrolândia(PE).

Os 53 delegados de sindicatos de trabalhadores rurais, elegeram uma direção composta por jovens e, em sua maioria, mulheres.

Rita de Cássia S. Nery foi reeleita coordenadora do Pólo.  Também foram escolhidos novos responsáveis pelos cargos de secretários executivo, de finanças, de convivência com o semi-árido, de formação e jurídico, além dos membros do conselho fiscal. A nova direção coordenará o Pólo Sindical do Submédio São Francisco durante três anos.

KOINONIA esteve presente como convidada a assessorar as eleições, realizando uma análise de conjuntura sobre as eleições e coordenando a votação.

Há nove anos KOINONIA e o Pólo desenvolvem, por meio do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos, atividades sócio-educativas de caráter político-organizativo e de formação cultural para os jovens da região.

Três dos jovens eleitos para a nova direção do Pólo já participaram de cursos de formação de jovens promovidos por KOINONIA em parceria com o Pólo.

Segundo o coordenador do programa Trabalhadores Rurais e Direitos, Atílio Iulianelli, “as escolhas do Pólo representam a renovação de mais de 50% dos cargos da direção; uma aposta dos sindicatos de trabalhadores rurais em lideranças jovens e um reforço nas lutas do Pólo.”

Entre as lutas destacadas por Iulianelli podem ser citadas: a reivindicação da conclusão das obras de Itaparica; o incentivo às ações de desenvolvimento sustentável, inclusive de práticas de agricultura de orgânicos; e a luta por melhorias na convivência com o semi-árido.

Saiba mais sobre as lutas do Pólo Sindical do Submédio São Francisco lendo a notícia: Ato Público no Submédio São Francisco

Saiba mais sobre os cursos para jovens rurais desenvolvidos por KOINONIA em parceria com o Pólo lendo as notícias:

Políticas Públicas para jovens rurais

Curso de Agentes Culturais

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.