Egbé promove capacitação

Manoela Vianna

Entre os dias 29 de junho e 1º de julho o Programa Egbé Territórios Negros esteve em Campos dos Goytacazes (RJ) para promover uma oficina de capacitação para membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT) sobre regularização de comunidades negras rurais e quilombolas.

Estiveram presentes cerca de 20 pessoas, entre representantes da CPT; das comunidades negras Travessão e Conselheiro Josino; e do Assentamento Zumbi dos Palmares.

Durante a oficina, os participantes realizaram um trabalho de grupo no qual apresentaram seus principais problemas, conquistas e parceiros. Além disso, Ana Gualberto, assessora, e Rosa Peralta, assistente, ambas do Programa Egbé Territórios Negros apresentaram a legislação que garante o direito à terra das comunidades remanescentes de quilombos.

A visita do Programa Egbé a Campos foi encerrada com uma apresentação de jongo na comunidade de Barrinha.

Jongo em Barrinha

Segundo Loca, um dos tamboreiros, a comunidade de Barrinha não dançava jongo há mais de trinta anos. Mas foi só a CPT levar um tambor que as pessoas logo se estimularam. “Ainda estamos só na empolgação. Depois vamos fazer o jongo como deve ser, com roda organizada de par em par”, explicou. A roda de jongo reuniu mulheres e homens de todas as idades. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.