Ecumenismo no FSM2007

Manoela Vianna

A partir do tema “De fato, outro mundo é possível” a Caritas-Africa e o Conselho Pan-Africano (AACC) de Igrejas promoveram uma Consulta Ecumênica preparatória do FSM2007 realizada em Nairobi, cidade localizada no Quênia, entre os dias 29 de agosto e 1° de setembro.

A Consulta foi criada para que a Plataforma Ecumênica Africana conhecesse a experiência do Fórum Ecumênico Brasil (FE-Brasil) e do Processo de Articulação e Diálogo entre agências ecumênicas européias e seus parceiros no Brasil (Pad) durante os Fóruns Sociais Mundiais (FSM). A Plataforma Ecumênica Africana é um grupo criado, em abril desse ano, para unir esforços pela presença das igrejas durante o próximo FSM que acontecerá em janeiro de 2007, em Nairobi.

Cerca de 60 pessoas participaram do encontro, entre elas membros de instituições eclesiásticas e ecumênicas, como KOINONIA, entidade integrante do FE-Brasil. KOINONIA foi representada por Atílio Iulianelli, assessor dos Programas Ecumenismo, Diálogo e Formação e Trabalhadores Rurais e Direitos. O encontro também contou com a presença de representantes de conselhos nacionais de igrejas de diversos países africanos como: Burundi, Gana, Togo, Tanzânia, Kenia, África do Sul e Congo.

FSM2007

O planejamento inicial das ações do FSM2007 também foi discutido durante a Consulta. Uma Coalizão Ecumênica Internacional para o FSM2007 será formada e terá assessoria do FE-Brasil e do Pad. Em relação à organização das ações, pretende‑se instalar três tendas de caráter Litúrgico e Celebrativo para a promoção de atividades como celebrações sócio‑culturais. Também ficou clara a disposição dos participantes do encontro para incluir o tema HIV/Aids entre as ações da Plataforma no Fórum. Uma das propostas é a organização de uma Marcha Temática sobre as mortes provocadas pelo HIV e as lutas para a superação da pandemia no continente

Conheça a Plataforma Ecumênica no site:

http://www.aacc-ceta.org/wsf/default.asp?active_page_id=1

Saiba mais sobre o FE-Brasil lendo o livro: Ecumenismo, Direitos Humanos e PAZ – A Experiência do Fórum Ecumênico Brasil. A publicação está disponível em PDF na seção Livros do site.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.