Ecumenical Advocacy Alliance e a Campanha Alimento Para a Vida

Márcia Evangelista

A mudança climática está ocorrendo em uma época de crescente demanda de alimentos e pode danificar irreversivelmente a base de recursos naturais da qual depende a agricultura. O relacionamento entre esta e a mudança climática é uma rua de mão dupla. A agricultura contribui de várias maneiras para a mudança do clima e esta afeta a agricultura de um modo geral. Eventos climáticos extremos – inundações e secas! – estão num crescendo e devem ampliar-se em frequência e severidade. Provavelmente haverá consequências significativas em todas as regiões na produção de alimentos e reflorestamento trazendo insegurança alimentar.

Segundo Suzanne Goldenberg, uma correspondente ambientalista norte-americana, mais 25 milhões de crianças estarão famintas por volta do meado deste século, porque – como informa um relatório – as mudanças climáticas levarão à escassez de alimentos e a preços elevados dos alimentos básicos, como arroz, trigo, milho e soja. Se o aquecimento global não for brecado, todas as regiões do mundo serão afetadas, mas as mais vulneráveis sofrerão ainda mais.

(http://www.guardian.co.uk/environment/2009/sep/30/food-crisis-malnurtrition-climate-change)

Calcula-se que o aumento dos preços e a escassez de comida reduzirão as calorias médias disponíveis, como segue:

– As calorias à disposição de cada pessoa nas nações industrializadas cairão de 3.400 no ano 2.000 para cerca de 3.200;

– Nos países em desenvolvimento a média cairá de 2.696 para 2.410;

– Na África ao sul do Saara, as pessoas terão apenas 1.924 calorias por dia, contra as 2.316 que tinham no ano 2.000

Aja, por favor:

Ao darmos as mãos a outros cristãos ao redor do mundo, poderemos ter um impacto maior no deter a destruição da criação de Deus e a vivência humana.

Ajude a fazer a diferença:

1 – Assinando a Proposta Internacional de Copenhague, via internet ou pelo correio regular.

Participe diretamente online e assine a Proposta no endereço http://www.countdowntocopenhagen.org/ ou http://www.oikoumene.org/en/events-sections/countdown-to-climate-justice.html

É muito simples tomar parte nesta iniciativa. Para assinar, basta clicar sobre o nome de seu país.

Você pode participar também pelo correio regular, assinando o Cartão Postal Internacional de Copenhague, que pode ser baixado no endereço http://www.e-alliance.ch/en/s/food/food-and-climate-change/ ou http://www.countdowntocopenhagen.org/international_pledge.html

Todas as propostas serão encaminhadas aos líderes em Copenhague e entregues ao Bispo Desmond Tutu no dia 13 de dezembro. Lembre-se: quanto mais propostas tivermos, maior a chance de conquistarmos um bom acordo climático.

2 – Organizando uma Celebração ou Culto de Adoração no dia 13 de Dezembro em que sinos sejam tocados 350 vezes. Para maiores informações, visite http://www.oikoumene.org/en/events-sections/countdown-to-climate-justice/bellringing.html.

3- Baixando o logo da Campanha do Conselho Mundial de Igrejas para criar seu próprio pôster ou outro meio de divulgação do evento:

para uso na internet: jpg file (630 KB)

para impressão: eps file (473 KB)

(Este logo é uma contribuição do Conselho Nacional de Igrejas na Dinamarca. Pode ser usado livremente pelas igrejas, paróquias e grupos relacionados que desejem participar da Campanha. Não pode ser usado de modo algum para eventos não relacionados a ela ou para quaisquer propósitos comerciais).

Convidando outras comunidades religiosas, inclusive irmãs e irmãos de outras crenças, a unirem-se à Campanha e a participarem da Celebração.

Informando-nos, por favor, acerca de suas atividades enviando um e-mail para amunzara@e-alliance.ch

Para ver outras “Chamadas à Ação” da CAMPANHA ALIMENTO PARA A VIDA, visite http://www.e-alliance.ch/en/s/resources/action-alerts/

A Ecumenical Advocacy Alliance é uma ampla rede de Igrejas e Organizações Cristas que cooperam na luta por alimentos e contra o HIV-Aids. A Aliança está sediada em Genebra, Suíça.

Para mais informações veja http://www.e-alliance.ch/

22 de Outubro de 2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.