Curso de Capacitação de Lideranças da REJU

Márcia Evangelista

Entre os dias 27 e 31 de julho foi realizado nas dependências do Programa de Formação e Educação Comunitária – Profec, localizado no município de Duque de Caxias (RJ), o Curso de Capacitação de Lideranças da Rede Ecumênica de Juventude – REJU.

O curso contou com a participação de 32 jovens, vindos de quatro regiões do país, em sua maioria membros das coordenações regionais.

A programação de 60 horas de aulas contou com oficinas de Espiritualidade Ecumênica da Juventude, Direitos e Tecnologia em Rede, Identidade e Missão da REJU e Sistematização da REJU para o PAE/Cese, além de celebrações e devocionais diárias, festas temáticas, reconhecimento da comunidade e confraternização das juventudes presentes, organizados pelos próprios participantes do curso.

A coordenação do Curso ficou a cargo dos Facilitadores/as Daniel Evangelista (Nacional), Cíntia Maria (Sudeste), Alberto Rocha (Nordeste) e Tatiana Ribeiro (Centro-Oeste).

O Curso de Capacitação de Lideranças da REJU contou com o apoio do Profec – Programa de Formação e Educação Comunitária, KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, PAE/Cese – Programa de Apoio Estratégico da Coordenadoria Ecumênica de Serviço, FLD – Fundação Luterana de Diaconia e Rede FALE.

Rede Ecumênica da Juventude e FE Brasil

A Rede Ecumênica da Juventude pela Promoção dos Direitos Juvenis é uma iniciativa do FE Brasil e busca reunir jovens representantes de diferentes localidades, movimentos, religiões e entidades, tendo em vista que essa parcela da população sofre inúmeras violações de direitos. São objetivos da Rede: fortalecimento político das ações das juventudes; apoio e intercâmbio para a garantia de direitos das juventudes; estimular a capacitação e articulação das juventudes para que ocupem espaços de protagonismo em meio à institucionalidade governamental e não-governamental; e ser um organismo de debate e reflexão sobre a violação e superação dos direitos da juventude.

O FE Brasil é um Fórum Ecumênico composto por igrejas, conselhos de igrejas e organizações ecumênicas, entre elas KOINONIA, que busca fortalecer o campo ecumênico, promovendo ações que favoreçam o diálogo inter-religioso e promovam justiça e paz. O Fórum acredita que o Estado brasileiro reconhece a necessidade e promove políticas públicas para a juventude, mas na prática essas ações ainda são incipientes ou desconhecidas pelos que seriam os seus maiores beneficiados.

Veja mais fotos do Curso acessando: https://www.koinonia.org.br/comunicacao-fotos-det.asp?cod=4

Saiba mais sobre a REJU acessando: redeecumenicadajuventude.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.