Curso de Agentes Culturais

Manoela Vianna

Curso de Agentes Culturais Jovens rurais

O curso Agentes Culturais Jovens Rurais é uma iniciativa de Koinonia e de outras entidades parceiras e será realizado em três etapas. Em maio, a primeira parte do curso aconteceu em Delmiro Gouveia (AL), e no mês de julho foi a vez de jovens do Submédio São Francisco participarem do curso, dessa vez realizado em Petrolândia (PE).

Jovens rurais de Alagoas se capacitam e discutem cultura

Entre os dias 11 e 12 de maio, o município de Delmiro Gouveia (AL) sediou a primeira etapa do curso de Agentes Culturais Jovens Rurais promovido pelo  programa Trabalhadores Rurais e Direito,  de KOINONIA, em parceria com a  Coopabacs (Cooperativa dos Pequenos Produtores Agrícolas dos Bancos Comunitários de Sementes), Equip (Escola de Formação Quilombo dos Palmares) e o Irpaa (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada).

O curso atraiu cerca de 35 jovens de diversos municípios rurais de Alagoas, como Água Branca, Inhapi, Ouro Branco, Pão-de-açucar, Olho das Flores, Senador Rui Palmeira, Pariconha, Piranhas e Poço. A maioria dos participantes tem entre 15 e 20 anos, ensino médio incompleto e trabalhava com agricultura.

 O tema central do curso foi ação cultural. Assim, os organizadores desenvolveram uma cartilha sobre cultura como material de apoio para as atividades. A partir de de leituras sobre o conceito de cultura, houve debates sobre as diferentes definições de cultura; as relações sociais/culturais; quem e como atuam os agentes culturais; entre outros temas. Já no final do curso, o grupo ampliou a discussão, refletindo também sobre os movimentos sociais.

A primeira etapa do curso em Delmiro Gouveia foi finalizada com o planejamento de ações culturais que os participantes pretendem realizar nas comunidades.

Planejamento

      de ações

culturais

Município

Ação cultural

Objetivo

 

Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Ouro Branco.

 

 

 

     gincana

 

conscientizar os jovens da importância da organização.

 

      Inhapi

encontros de jovens e um estudo de políticas públicas.

motivar os jovens a discutirem políticas públicas.

 

    Água Branca e

    Pariconha.

 

festival cultural

conscientizar os jovens sobre a importância de preservar a cultura.

 

Tapera e Senador

capacitação em agroecologia e hortas comunitárias.

 

conscientizar sobre banco de sementes

 As próximas etapas do curso em Alagoas estão programadas para os dias 06 e 07 de agosto e 22 e 23 de outubro

Jovens do Submédio São Francisco e agentes culturais

9 e 10 de julho foram os dias em que jovens da região do Submédio São Francisco se reuniram em Petrolândia (PE) para fazer a primeira etapa do curso de Agentes Culturais Jovens Rurais promovido por KOINONIA. O objetivo do curso desenvolvido nessa região é refletir sobre as temáticas: ação cultural; mundo rural sertanejo e juventude rural; além de planejar e executar ações culturais.

Participaram cerca de 25 jovens de municípios da região do Submédio São Francisco como: Santa Maria, Orocó, Belém de São Francisco, Itacuruba, Petrolândia, Chorrochó, Rodelas e Paulo Afonso. Os participantes tem basicamente o mesmo perfil de Alagoas: idade entre 15 e 20 anos, ensino médio incompleto, trabalham na agricultura e participam de grupos jovens.

O curso estabeleceu alguns critérios para o planejamento de ações culturais; a partir deles os participantes criaram projetos de ações que pretendem realizar:

Planejamento

de ações

Culturais

Município

Ação Cultural

Objetivos

 

Itacuruba

Torneio de futebol de areia

Mostrar a importância do esporte como movimento corporal e forma de lazer.

 

Santa Maria

 

Show de forró

Resgatar a cultura do forró, mostrando o forró original  e a diferença com o forró atual.

 

Orocó

Gincana sobre Direitos

Mobilizar jovens e incentivar participação na luta pelos direitos.

 

Petrolândia

Palestra sobre direitos humanos

Incentivar os jovens a conhecer e luta pelos direitos.

Paulo Afonso

Gincana

Mobilizar os jovens e incentivar a organização.

Belém de São Fancisco

Exposição Cultural sobre MSTR

Conscientizar os jovens rurais da importância de participar do MSTR.

Chorrochó e Rodelas

Torneio de Futebol  de  Salão

Incentivar o esporte como um lazer saudável.

A segunda etapa do curso Agentes Culturais Jovens rurais será realizada nos dias 03 e 04 de setembro e a última entre 05 e 06 de novembro.

Como preparação para a segunda etapa do curso, a organização solicitou que fossem realizadas algumas tarefas pelos participantes, como realizar uma pesquisa com 50 jovens sobre a probabilidade de participação nas ações culturais planejadas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.