CONIC urge que Comissão da Verdade seja implementada

Carolina Maciel

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, através de sua Diretoria, se soma ao esforço da sociedade civil brasileira em sua demanda pela superação de todas as tentativas de manter nos porões da História as graves violações de direitos cometidas nos anos em que a sociedade viveu sob a marca do autoritarismo.

A criação da Comissão da Verdade acendeu a esperança de muitas famílias brasileiras de ver finalmente resgatadas as histórias de desaparecimentos, torturas e mortes de tantos cidadãos e cidadãs que lutaram pelo estabelecimento de uma sociedade democrática.
 
Percebe-se, no entanto, uma luta surda dentro dos bastidores políticos em torno da implementação definitiva da Comissão. Muitos dos protagonistas que usaram do aparelho do Estado para furtar-se à lei tem sistematicamente buscado inviabilizar esta implementação.
 
Mas este não é o sentimento do povo brasileiro que, por sua própria conquista, foi construindo uma sociedade onde a Justiça, a Igualdade e a Verdade venham se tornar fundamentos inegociáveis nas nossas relações políticas.
 
Representando suas Igrejas e identificados com esse anseio da sociedade brasileira, a Diretoria do CONIC conclama o Governo da Presidenta Dilma a implementar a Comissão da Verdade. O espírito que deve inspirar a implementação, longe de ser de caráter de revanche histórica (como alguns tem injustamente caracterizado), é um compromisso com a memória histórica de nosso país.
 
Um compromisso com a verdade, sem o qual nossas instituições carregarão sempre a dúvida e a amnésia sobre eventos que custaram a dignidade e a vida de tantos brasileiros e brasileiras.
 
A maturidade da sociedade brasileira é suficiente para debruçar-se sobre seu passado e aplicar sobre ela o veredito que honrará nossa geração presente e nossa geração futura. Não há Justiça sem Verdade. Estes são valores nos quais a ética cristã está arraigada e sobre os quais devemos construir nosso testemunho como Igrejas e como Sociedade.
 
Com informações Diretoria do CONIC
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.