Conic e Luteranos comemoram o Dia da Reforma

Márcia Evangelista

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brasília (CECLB) conclama todos os cristãos para a comemoração do Dia da Reforma neste sábado, 31 de outubro. O evento objetiva relembrar a história e o legado de Martim Lutero.

Será realizada uma celebração conjunta com a congregação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IELB) no Templo da CECLB (EQS 405/406, Asa Sul, Brasília –DF).

Neste ano o evento será apoiado pela Direção da IECLB e pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), pois marcará também a comemoração do 10°. aniversário da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação.

Este documento, assinado no dia 31 de outubro de 1999 na cidade de Augsburgo, na Alemanha, estabelece que a Igreja Católica Apostólica Romana e as Igrejas Luteranas vinculadas à Federação Luterana Mundial professam a mesma doutrina sobre a justificação pela fé, embora com diferentes desdobramentos.

A assinatura conjunta deste documento é um passo importante no movimento ecumênico. Queremos refletir sobre o conteúdo da declaração e seu significado nos dias de hoje.

Reforma Luterana

Marthin Luther, ou Martinho Lutero, nasceu em 10 de novembro de 1483 em Eisleben , proto Alemanha, em família de camponeses. Aos 18 anos foi para Universidade de Erfurt onde havia uma faculdade de direito. Com três semestres tornou-se bacharel em filosofia. Com 21 anos, tornou-se doutor em filosofia. Seu pai gostaria que ele se formasse em direito e se tornasse célebre, mas ele intencionava seguir a Deus. Em 1505, completou o curso de artes. Ao término de seus estudos adoeceu e quase morreu. Aos 22 anos entrou para o mosteiro dos Eremitas Agostinianos. Um dia leu na biblioteca do convento, que “o justo viverá pela fé”. Aos 25 anos de idade foi nomeado para a cadeira de filosofia em Wittenberg. Foi a Roma, em 1510 e 1511. Em 1512 recebeu o grau de doutor em teologia e foi eleito diretor de 11 conventos.

Saiba mais.

Serviço:

Local: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brasília – CECLB (EQS 405/406, Brasília –DF).

17h – Estudo da Declaração Conjunta – Palestrante: Pastor Sinodal Carlos Augusto Möller – Segundo Vice-Presidente da IECLB e Presidente do CONIC, com exibição do filme sobre o Ato da Assinatura da Declaração Conjunta entre IECLB e CNBB em Brasília no ano de 1999.

19h – Lanche

20h – Celebração Conjunta da Reforma – Pregador convidado: Pastor Paulo Weirich (Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB)

21h – Confraternização com coquetel no salão comunitário da CECLB

Com Informações do Conic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.