Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids

Manoela Vianna

 

KOINONIA estará presente no IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids que acontece em paralelo com o II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, o VI Fórum Latino-Americano e do Caribe em HI/Aids e DST e o V Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids e DST. Os eventos acontecerão em Sâo Paulo de 28 a 31 de agosto.

O tema central do congresso é Sistema de saúde, redes comunitárias e o desafio de fazer prevenção que está relacionado a resposta Brasileira e latino-americana às DST/AIDS.

De acordo com o site dos eventos, “os dois congressos e os dois fóruns mantêm a meta de atualizar e revolucionar o campo da prevenção, superando o preconceito e o estigma, além de minimizar as desvantagens comparativas em relação ao acesso aos medicamentos e aos benefícios do conhecimento sem restrições com relação à propriedade intelectual, sendo muitas dessas desvantagens impostas por medidas baseadas no interesse do mercado e pressão da indústria farmacêutica”.

Segundo Ester Lisboa, que representará KOINONIA nos eventos, ‘’o Congresso Brasileiro é uma grande oportunidade para conhecermos novas experiências, estabelecermos novos rumos para a causa do HIV Aids.’’ Este ano o Congresso contará com debates específicos sobre a temática Aids e Religião, uma luta em  que KOINONIA é um dos protagonistas, afirmou a assessora.

No dia 30 o Programa Saúde e Direitos de KOINONIA participará do debate sobre instituições religiosas e a resposta a epidemia –  atuação em rede e articulada com o sistemas de saúde. Ester Lisboa dividirá o debate com Cristiane Gonçalves (UNIFESP, SP, Paula Oliveira e Sousa (Coordenação Estadual de DST/Aids de  São Paulo, SP e Raimundo José da Costa (Casa de Apoio a Saúde Nossa  Senhora da Conceição, MG). A moderação será feita por Yara Nogueira Monteiro do Instituto de Saúde/SES de São Paulo, SP.  Já no dia 31 KOINONIA fará parte da mesa redonda Incentivo ao diagnóstico precoce em contextos religiosos: uma realidade em nossa sociedade.

Para Ester, as duas mesas em que KOINONIA se fará presente reforçam a importância do respeito entre as religiões e a necessidade de unir conhecimento, vontade e fé para diminuirmos os preconceitos, estigmas e discriminações ocorridas, principalmente nos espaços religiosos.

IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aid, II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, VI Fórum Latino-Americano e do Caribe em HI/Aids e DST e V Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids e DST. 
Quando:
De 28 a 31 de agosto.
Onde: Anhembi Parque. Av. Olavo Fontoura, 1.209, Anhembi Parque – Santana. São Paulo.

Atividades de KOINONIA:
Debate: Instituições religiosas e a resposta a epidemia : atuação em rede e articulada com o sistemas de saúde
Subtema: Qual a contribuição na resposta da epidemia da Aids das redes ecumênicas de mulheres? Conversa Afiada.
Dia 30/08, das 9h às 10:30h
Incentivo ao diagnóstico precoce em contextos religiosos: uma realidade em nossa sociedade.
Tema de Mesa: Grupos Religiosos.
Dia 31/08, das 13h às 14:30, Sala Pirangi.

Acompanhe o Congresso ao vivo

Mais informações no site do evento

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.